Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27415
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_TaizaFerreiraDeOliveira_tcc.pdf29,36 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Era uma vez uma casa : uma proposta de leitura e letramento literários para a primeira infância
Autor(es): Oliveira, Taíza Ferreira de
Orientador(es): Barbosa, Etienne Baldez Louzada
Assunto: Letramento
Literatura infantil
Educação infantil
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 4-Mai-2021
Referência: OLIVEIRA, Taíza Ferreira de. Era uma vez uma casa: uma proposta de leitura e letramento literários para a primeira infância. 2020. 79 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Este trabalho pretendeu elaborar uma proposta didática para o desenvolvimento da leitura e letramento literários na primeira infância a partir da temática da casa, a fim de se trabalhar a literatura na educação infantil de modo a incitar o ato da leitura literária desde a mais tenra idade, com o objetivo de formar futuros leitores. Para fundamentar o trabalho foram abordados os pressupostos da educação infantil, com Gauthier (2017), Bujes(2001), a literatura e o ensino de literatura na educação infantil Abramovich (2006), Lajolo e Zilberman (2007), um panorama da história da educação infantil no Brasil, ancorado em Ariés (1986), Kuhlmann Jr.(2000) e Saviani (2013), os documentos que norteiam a educação infantil no Brasil: BNCC (2017), DCNEI (2010), LDB (1996) e ainda a casa como espaço poético, cultural e social, com as ideias de Bachelard (1974) e Freire (2003). Para se alcançar os objetivos propostos ancorou-se na metodologia da sequência básica de leitura proposta por Cosson (2009), seguindo as etapas proposta por ele para o desenvolvimento da leitura literária, a saber: motivação, introdução, leitura e interpretação, adaptando-se ao público alvo da pesquisa e abordando-se a temática da casa, por ser um espaço íntimo da criança. Espera-se com este trabalho formar futuros sujeitos leitores, com habilidades leitoras para além dos muros da escola, desenvolvendo desde a mais tenra idade o gosto e interesse pela leitura literária e também contribuir com outros docentes que podem utilizar tal proposta didática nas suas práticas em sala de aula, para realizar um trabalho de ensino de literatura na educação infantil.
Abstract: This work aimed to elaborate a didactic proposal for the development of literary reading and literacy in early childhood from the theme of the house, for the purpose of towork on literature in early childhood education in order to stimulate the act of literary reading from an early age, with the intention of to train future readers. To support the work, the presuppositions of early childhood education were addressed, with Gauthier (2017), Bujes (2001), literature and the teaching of literature in early childhood education Abramovich (2006), Lajolo and Zilberman (2007), a panorama of the history of early childhood education in Brazil, anchored in Ariés (1986), Kuhlmann Jr. (2000) and Saviani (2013), the documents that guide early childhood education in Brazil: BNCC (2017), DCNEI (2010), LDB (1996) and the house as a poetic, culture and social space, with the ideas of Bachelard (1974) and ire (2003). To achieve the proposed objectives, the basic reading sequence methodology proposed by Cosson (2009) was anchored, following the steps he proposed for the development of literary reading, namely: motivation, introduction, reading and interpretation, adapting to the target audience of researching and addressing the theme of the house, as it is an intimate space for the child. This work intends to train future readers, with reading skills outside the school walls, developing from a young age the taste and interest in literary reading and also contributing with other teachers who can use this didactic proposal in their classroom practices, to work with teaching literature in early childhood education.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2020
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2020.TCC.27415
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.