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dc.contributor.advisorVoltarelli, Monique Aparecida-
dc.contributor.authorKanegae, Mayume Melo-
dc.identifier.citationKANEGAE, Mayume Melo. O dia do brinquedo na educação infantil: perspectivas sob a ótica docente. 2021. 74 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021pt_BR
dc.description.abstractO “Dia do brinquedo” é um momento na rotina de algumas instituições de educação infantil, no qual as crianças levam brinquedos de casa para compartilhar com a turma. Esta pesquisa tem como objetivo analisar essa proposta pela perspectiva dos docentes. Para tanto, foi aplicado um questionário online com os professores de educação infanti de todo o Brasil, com o intuito de coletar informações sobre as dinâmicas institucionais relacionadas ao dia do brinquedo e compreender as percepções dos docentes sobre os comportamentos, relações, conflitos, e demais fatores que perpassam a proposta. Concluiu-se que, apesar de reconhecerem os benefícios das interações e compartilhamentos, os professores fazem restrições aos brinquedos levados e determinamos tempos das brincadeiras, dando pouca autonomia às crianças, que expressam seus desejos em busca de ampliar as possibilidades de brincar com os brinquedos de casa, mas são pouco ouvidas e consideradas. Observou-se que as relações entre professores e pais são pautadas mais no valor material dos brinquedos e receio de danos aos objetos. Ficou evidente o raro envolvimento dos professores nas brincadeiras e a falta de intencionalidade pedagógica definida para o dia do brinquedo, reduzindo a importância do brincar, que é direito da criança e forma de expressão e de produção cultural infantil.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordBrinquedospt_BR
dc.subject.keywordPráticas educativaspt_BR
dc.subject.keywordEducação infantilpt_BR
dc.titleO dia do brinquedo na educação infantil : perspectivas sob a ótica docentept_BR
dc.title.alternativeThe toy day in early childhood education : perspectives under the educator's viewpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2021-05-04T22:04:17Z-
dc.date.available2021-05-04T22:04:17Z-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/27413-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The “Toy day” is a moment on the routine of some early education institutions, when children bring toys from home to share with the class. This research aims to analyse this proposal from the teacher's perspective. For this purpose, teachers from all over Brazil responded to an online survey. The aim was to collect information about institutional dynamics related to toy day, and to understand teachers' perceptions about the behaviours, relationships and conflicts that emerge from this proposal. Findings show that, although teachers recognise the benefits of interactions and sharing, there are evident obstacles and challenges in the process. First, the research highlights the children's little autonomy. Despite seeking to expand the possibilities of playing with toys from home, they are hardly heard or considered. Teachers tend to restrict the type of toy to be shared and the time for playing. Moreover, there is the aspect of parent teacher interaction, which is mainly based on the material value of toys and on the fear of damaging the objects. Also evident is the rare involvement of teachers in playing dynamics and the lack of pedagogical intentionality defined for toy day. This research argues that such aspects reduce the importance of playing, which is a child's right and a form of cultural expression and production for children.pt_BR
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