Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27405
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_AntonioAlvesDeOliveiraJunior_tcc.pdf1,04 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Desempenho agronômico de tomate tipo salada submetido a diferentes adubações e sistemas de condução
Autor(es): Oliveira Júnior, Antônio Alves de
Orientador(es): Vilela, Michelle Souza
Assunto: Tomate - cultivo
Adubos e fertilizantes
Produtividade agrícola
Data de apresentação: 12-Dez-2019
Data de publicação: 4-Mai-2021
Referência: OLIVEIRA JÚNIOR, Antônio Alves de. Desempenho agronômico de tomate tipo salada submetido a diferentes adubações e sistemas de condução. 2019. 41 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A tomaticultura brasileira representa importância no agronegócio nacional, movimentando grande parcela de recursos com insumos e mão-de-obra no país. Dentre os insumos utilizados, as sementes, fertilizantes e defensivos correspondem aproximadamente 39,41% do custo de produção. Dessa forma, visando a redução do custo de produção da cultura e a maximização da produção com quantidades adequadas de adubos químicos, esse trabalho teve como principal objetivo avaliar quatro doses de adubação em quatro sistemas de condução de tomate tipo mesa, em um campo experimental instalado na região do Distrito Federal. Para isso foi desenvolvido um experimento com delineamento experimental de blocos ao acaso, 3 repetições e 10 covas por parcela, em esquema fatorial simples (4 x 4), que consistiam em 4 doses de adubação aplicadas via fertirrigação (A1: 100% da recomendação; A2: 50% da recomendação; A3: 150% da recomendação; A4: 200% da recomendação) e 4 sistemas de condução (T1: 1 planta por cova com haste principal; T2= 1 planta por cova com haste principal e haste secundária; T3= 2 plantas por cova com 1 haste principal cada; T4= 2 plantas por cova com 1 haste principal e 1 haste secundária). Foram avaliadas as características de número de frutos colhidos, número de frutos estimados por hectare, produtividade estimada por hectare, massa média de frutos, número de frutos por planta e por cova, produção total por planta e por cova, dimensão longitudinal e transversal dos frutos. Nas condições de condução do experimento, foram observadas interações significativas entre a adubação e a condução apenas para as variáveis diâmetro transversal e longitudinal de frutos. O tratamento T4 proporcionou massa média de frutos inferior ao tratamentos T1 em todas as adubações, exceto na adubação A2. As adubações não influenciaram o diâmetro longitudinal dos frutos para os tratamentos contendo duas plantas por cova (T3 e T4). A adubação influenciou o diâmetro longitudinal apenas no T1, sendo que o maior diâmetro foi obtido na adubação recomendada (A1). Já para os tratamentos, em todas as adubações, as conduções com duas plantas por cova com duas hastes (T4) apresentaram menores diâmetros longitudinais. A maior produtividade estimada obtida foi de 163, 71 ton.ha-1 no tratamento 4 adubação 3. A menor foi de 84,30 t.ha-1 na dose de 50% da recomendação com uma planta por cova com uma haste (T1).
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Agronomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.