Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27389
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_AndelitonDeOliveiraSoares_tcc.pdf564,07 kBAdobe PDFver/abrir
Título: De quem receber e com o quê gastar, faz diferença? Dinâmicas eleitorais entorno dos recursos de campanhas para eleições brasileiras
Autor(es): Soares, Andéliton de Oliveira
Orientador(es): Rodrigues, Frederico Bertholini Santos
Assunto: Eleições
Eleições - financiamento
Campanha eleitoral
Candidato político
Processo eleitoral
Voto
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 2-Mai-2021
Referência: SOARES, Andéliton de Oliveira. De quem receber e com o quê gastar, faz diferença? Dinâmicas eleitorais entorno dos recursos de campanhas para eleições brasileiras. 2020. 39 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O presente trabalho possui como ambição estudar como os gastos realizados e a descriminação de receitas recebidas podem traduzir tendências gerais que evidenciem características de campanhas com maior e menor sucesso para o cargo de Deputado Federal para os anos de 2010, 2014 e 2018. Dessa forma, almeja-se, ainda que de forma tímida, contribuir para o debate acerca da organização de campanhas eleitorais no Brasil, não confundindo resultados eleitorais com intenções, e averiguando se existe alguma distinção significativa entre eleitos e não eleitos. Para tanto, serão realizados testes estatísticos utilizando técnicas de regressão multivariada. O trabalho segue a seguinte divisão: primeiramente, segue uma suscinta discussão a respeito de estratégias de campanhas e a sua conexão com recursos; posteriormente, uma revisão bibliográfica a respeito da conexão existente entre doadores e candidatos, bem como das relações existentes entre os recursos doados e a atividade dos eleitos. Segue-se uma exposição conceitual a respeito dos gastos e das receitas de campanha com uma operacionalização das variáveis que serão utilizadas, e a exposição dos resultados. Por fim, discute-se o caso de 2018, de maneira sucinta, sob a perspectiva do financiamento de campanha e dos resultados observados.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.