Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27386
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_CarlosIvanMirandaToussaint_tcc.pdf52,16 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Criação de municípios no Brasil após a Constituição de 1988 : um estudo comparativo
Autor(es): Toussaint, Carlos Ivan Miranda
Orientador(es): Caldas, Ricardo Wahrendorff
Assunto: Municípios (Brasil)
Ente da federação
Brasil. Constituição (1988)
Autonomia municipal
Emancipação municipal
Clientelismo
Data de apresentação: 16-Jul-2018
Data de publicação: 2-Mai-2021
Referência: TOUSSAINT, Carlos Ivan Miranda. Criação de municípios no Brasil após a Constituição de 1988 : um estudo comparativo. 2018. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Com a promulgação da Carta Magna de 1988, estados e municípios no Brasil foram reconhecidos como entes federados de pleno direito e com autonomia para sua administração e recursos. Antes disso o município brasileiro foi tratado ou de forma autoritária que tolhia sua autonomia de forma total, centralizando recursos, ou a restringia de forma a sufocar a liberdade desses entes federativos. Em seu artigo 18, § 4, a Constituição facultava aos estados a implementação, criação ou desmembramento de novas localidades, o que levou a um crescimento exponencial de municípios no Brasil entre os anos de 1988 a 1977, período que ficou conhecido como o de febre emancipacionista. Esses novos municípios foram criados para atender os interesses de um grupo de políticos locais, que cansados da disputa política, viram nessa prática a oportunidade de terem poder. Um outro motivo, menos nobre foi a possibilidade de acesso as transferências federais e municipais, para assim fazerem um tipo de política paroquial clientelista e patrimonialista que garantisse nesses novos municípios sua perpetuação e de sua família como mandões local. Esse trabalho investiga, em cinco municípios como e se ocorreu essa prática e como suas emancipações contribuíram para melhorar a qualidade de vida dos munícipes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política (IPOL), 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.