Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27362
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_PedroHenriqueSalomonDeCamargo_tcc.pdf833,35 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Elaboração e aplicação de um modelo de empresa sob a ótica da sustentabilidade como conceito multidimensional no segmento orgânico do DF
Autor(es): Camargo, Pedro Henrique Salomon de
Orientador(es): Junqueira, Ana Maria Resende
Assunto: Sustentabilidade
Agroindústria
Planejamento empresarial
Administração rural
Data de apresentação: 6-Dez-2018
Data de publicação: 29-Abr-2021
Referência: CAMARGO, Pedro Henrique Salomon de. Elaboração e aplicação de um modelo de empresa sob a ótica da sustentabilidade como conceito multidimensional no segmento orgânico do DF. 2018. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este trabalho visou o aperfeiçoamento da atividade empresarial por meio de uma revisão sistemática de literatura a respeito das principais transformações agrícolas, paralelas às principais transformações na economia geral, visando o aprofundamento e compreensão sobre a complexidade em torno do desenvolvimento da sustentabilidade como conceito multidimensional, suas influências na tendência de mercado e nos canais de comercialização, abordando conhecimentos básicos de administração rural e conectando os às influências da personalidade na administração. A partir do aprofundamento nos estudos visou-se a proposição de um modelo de empresa agroindustrial com o objetivo de facilitar o processo de constituição de uma empresa, e o aperfeiçoamento do processo administrativo de forma segmentada. O modelo proposto foi denominado IPSS, e é constituído de quatro etapas, I, P, S, S, e foi implantado em uma empresa em atuação no segmento orgânico do Distrito Federal. Cada etapa foi realizada em conjunto com os gestores, e observados os pontos principais, e as vantagens comparativas ao modelo convencional. O modelo desenvolvido e proposto pela presente pesquisa tem fundamentação técnica e teórica que respaldam e, portanto, pode ser adequado à diferentes realidades, e se torna uma alternativa viável pois responde aos quesitos propostos pelos modelos convencionais. Ressalta-se ainda que ao desenvolver esse modelo de negócio, o empreendedor apropria-se de uma ferramenta de gestão e se demonstrou uma ferramenta potencial para capaz de aperfeiçoar da atividade empresarial.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Curso de Agronomia, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Agronomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.