Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2734
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_PaulaReginadeMeloCosta.pdf291,67 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Uma proposta de estudo do índice de sustentabilidade empresarial – ISE e sua aplicação em uma instituição financeira ( Banco do Brasil S.A. )
Autor(es): Costa, Paula Regina de Melo
Orientador(es): Oliveira, Maria Neuza da Silva
Assunto: Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE)
Banco do Brasil
Data de apresentação: 9-Abr-2011
Data de publicação: 2-Fev-2012
Referência: COSTA, Paula Regina de Melo. Uma proposta de estudo do índice de sustentabilidade empresarial – ISE e sua aplicação em uma instituição financeira (Banco do Brasil S.A.). 2011. 82 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Neste trabalho, procurou-se avaliar como as instituições financeiras classificadas no ISE evidenciam as suas ações de responsabilidade socioambiental Buscou-se, ainda, avaliar o processo de obtenção do ISE pelo Banco do Brasil S.A. Os relatórios anuais de administração referentes ao ano de 2009 das três instituições financeiras que compõem o ISE foram analisados para identificar sentenças que evidenciam as ações relacionadas à responsabilidade sócio ambiental. As sentenças identificadas foram, então, classificadas como declarativas, não-monetárias, monetárias e monetárias/não-monetárias (tipos 1, 2, 3 e 4, respectivamente). Os resultados mostraram que o Banco do Brasil S.A. é o banco que possui o maior número de sentenças evidenciadas em seu Relatório Anual, seguido do Bradesco e do Itaú Unibanco. Além disso, o tipo de evidenciação declarativa (tipo 1) foi o mais utilizado entre os Bancos. Não foi possível detalhar o processo de obtenção do ISE pelo Banco do Brasil como fora inicialmente previsto para este trabalho. Verificou-se apenas que as questões constantes do questionário-base do ISE são distribuídas, de acordo com o assunto, dentre as áreas estratégicas. Novos estudos podem ser realizados para se avaliar como a questão da responsabilidade socioambiental é vista por todo o setor financeiro, ampliando a amostra para as demais instituições financeiras, independentemente de sua participação no ISE, para verificar a evidenciação de suas ações em seus relatórios anuais. O estudo da sustentabilidade corporativa é um assunto amplo, complexo e polêmico, e o objetivo deste trabalho também foi o de contribuir com as discussões teóricas e práticas sobre o tema. O intuito desta pesquisa foi, portanto, colaborar com o estudo relativo à sustentabilidade nas organizações, em especial nas instituições financeiras, buscando levantar a discussão sobre a importância e os benefícios da aplicação dessas estratégias no ambiente corporativo sem esquecer, entretanto, da função básica das organizações de gerar retorno aos acionistas e para a sociedade como um todo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2734
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons