Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2730
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_FernandaFerreiraAraujo.pdf309,69 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Política de geração de trabalho, emprego e renda no Brasil : qualificação profissional e desemprego
Autor(es): Araújo, Fernanda Ferreira
Orientador(es): Silva, Marcela Soares
Assunto: Política de trabalho - Brasil
Relações trabalhistas
Capitalismo
Data de apresentação: 13-Jul-2011
Data de publicação: 2-Fev-2012
Referência: ARAÚJO, Fernanda Ferreira. Política de geração de trabalho, emprego e renda no Brasil: qualificação profissional e desemprego. 2011. 47 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A relação trabalho e assistência social têm marcado as relações sociais ao longo do modo de produção capitalista. Conseqüência do seu modo de produção que expropria os meios de produção do produtor direto, que ocasiona o aumento do Exército Industrial de Reserva se constituindo uma expressão da “questão social”, que demanda, da regulação social, medidas de contenção. No Brasil, onde não houve a consolidação do Estado de bem estar social e do pleno emprego, o trabalho não se conformou como política de proteção social de cobertura universal. Diante do processo de reestruturação produtiva e Acumulação flexível, com redução de postos de trabalho, o Brasil acelera seu crescimento econômico gerando milhões de empregos formais. Nesse contexto, a Política de geração de Emprego e trabalho e renda ganham notoriedade. A Qualificação Profissional e Social dentre essas políticas se destaca no discurso governamental como possibilidade para enfrentamento do desemprego. No entanto, este enquanto condição do sistema capitalista não pode ser superado sob a ordem vigente. Além disso a universalização de tal política ainda se constitui como desafio diante do cenário de crise econômica.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, Trabalho de Conclusão de Curso, 2011.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons