Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27278
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_LucasCamposJorge_tcc.pdf4,94 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Projeto e arquitetura de API REST para sistema de monitoramento de redes ópticas
Autor(es): Jorge, Lucas Campos
Orientador(es): Drummond, André Costa
Assunto: Redes ópticas
Servidores da Web
Software - desenvolvimento
Data de apresentação: 17-Dez-2020
Data de publicação: 22-Abr-2021
Referência: JORGE, Lucas Campos. Projeto e arquitetura de API REST para sistema de monitoramento de redes ópticas. 2020. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Esta monografia descreve o projeto e desenvolvimento de um serviço Web disponível através de uma API REST para controle de dados de um sistema de monitoramento de redes ópticas. A solução tem perspectiva de uso real e portanto tem como objetivo entregar uma aplicação confiável e robusta que soluciona o problema proposto. Para a construção da solução, apresentam-se desenvolvimento guiado por boas práticas de desenvolvimento e engenharia de software. Os desafios enfrentados na construção da aplicação ainda permitem futuros refinamentos e melhorias com diferentes infraestruturas e arquiteturas.
Abstract: This paper presents the project and development of a Web service available through a REST API that aims to control data from an optical network monitoring system. The solution has a real use perspective and therefore aims to deliver a reliable and robust ap plication that solves the proposed problem. The presented development is guided by good development and software engineering practices. The challenges faced in building the ap plication still allow for future refinements and improvements with different infrastructures and architectures.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia da Computação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.