Título: | Jovens negras e o "cárcere" : o estado da arte das produções científicas sobre as adolescentes e as jovens em medidas socioeducativas no Brasil |
Autor(es): | Piauilino, Gilsileide Souza de Oliveira |
Orientador(es): | Andrade, Priscilla Maia de |
Coorientador(es): | Souza, Edileuza Penha de |
Assunto: | Socioeducação Jovens Medidas socioeducativas Adolescentes (Meninas) Criminologia feminista Mulheres negras Racismo |
Data de apresentação: | 18-Ago-2017 |
Data de publicação: | 20-Abr-2021 |
Referência: | PIAUILINO, Gilsileide Souza de Oliveira. Jovens negras e o "cárcere": o estado da arte das produções científicas sobre as adolescentes e as jovens em medidas socioeducativas no Brasil. 2017. 95 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | Esta pesquisa intitulada Jovens Negras e o “Cárcere”: O Estado da Arte das
produções científicas sobre as adolescentes e as jovens em medidas socioeducativas no
Brasil, tem como objetivo realizar o estado da arte de produções científicas na área de
Serviço Social e Direito, sobre as adolescentes e jovens em medidas socioeducativas,
aponta quais são os principais focos de análise e observa se as especificidades de gênero
e raça são abordadas. Analisa-se ainda, as recorrências encontradas nas produções
científicas pesquisadas no que se refere à: cultura masculina, patriarcal e racista no
sistema socioeducativo. Para subsidiar a análise utiliza-se como referencial teórico a
Criminologia Feminista, que permite compreender os estereótipos e os seus
desdobramentos que recaem sobre a mulher criminosa. Parte-se da análise de que raça é
uma construção social, política e cultural e que o sistema penal se fundamenta em bases
racistas, classistas, machistas e patriarcais, tanto para o controle social desse segmento
da população, quanto para o seu genocídio. O resultado encontrado neste estado da arte
é a “retórica da continuidade” da invisibilização da adolescente/mulher negra autora de
ato infracional, até mesmo quando objeto de estudo, suas subjetividades e
especificidades permanecem subtraídas nas análises. Conclui-se que a omissão da
centralidade de raça nas análises acadêmicas sobre o sistema socioeducativo contribui
para o racismo institucional, presente tal qual nos sistemas de controle social formal e
informal. O local do discurso racial, presente nestes artigos permanece sempre após a
vírgula, entre parêntese ou em nota de rodapé. É preciso enegrecer as produções
acadêmicas, dar a devida centralidade, a fim de abarcar alguns elementos constitutivos
que são centrais no processo de dominação da formação social, econômica, política e
cultural do Brasil. |
Abstract: | This research titled the Black Young Girls and Prison: State of art of scientific
productions about adolescents and juvenile in conflict with the law, aims to realize the
state of art of scientific productions of Social Work and Law fields of study, about
adolescents and juvenile in Conflict with the law in Brazil, points the main focus of
analysis and observes if specificities of gender and race are addressed. Analyzes yet,
recurrences found in scientific productions researched by: masculine, patriarchal and
racist culture in the socio-educational system. To support the analysis, it is used the
theoretical reference, Feminist Criminology, which allows to comprehend the
stereotypes and its unfoldings that relapse in the criminal woman. It starts from the
analysis that race is a social, political and cultural construction and that the criminal
system is based on racist, classist, patriarchal and sexist grounds, for both social control
of this segment of the population and its genocide. The result found on this state of art is
the "rhetoric of continuity" of invisibilization of black young woman in conflict with
law, even the object of study, its subjectivities and specificities remain subtracted in the
analysis. It is concluded that omission of centrality of race in academic analysis about
socio-educational system contributes to institutional racism, present in both formal and
informal social control system. The place of speech, present in this article, remains
always after comma, between parentheses or footnotes. It is necessary to blacken
academics productions, giving the due centrality, in order to cover some constitutive
elements that are central in the process of domination of social, economic, political and
cultural of Brazil. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2017. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Serviço Social
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.