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Título: Jovens negras e o "cárcere" : o estado da arte das produções científicas sobre as adolescentes e as jovens em medidas socioeducativas no Brasil
Autor(es): Piauilino, Gilsileide Souza de Oliveira
Orientador(es): Andrade, Priscilla Maia de
Coorientador(es): Souza, Edileuza Penha de
Assunto: Socioeducação
Jovens
Medidas socioeducativas
Adolescentes (Meninas)
Criminologia feminista
Mulheres negras
Racismo
Data de apresentação: 18-Ago-2017
Data de publicação: 20-Abr-2021
Referência: PIAUILINO, Gilsileide Souza de Oliveira. Jovens negras e o "cárcere": o estado da arte das produções científicas sobre as adolescentes e as jovens em medidas socioeducativas no Brasil. 2017. 95 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Esta pesquisa intitulada Jovens Negras e o “Cárcere”: O Estado da Arte das produções científicas sobre as adolescentes e as jovens em medidas socioeducativas no Brasil, tem como objetivo realizar o estado da arte de produções científicas na área de Serviço Social e Direito, sobre as adolescentes e jovens em medidas socioeducativas, aponta quais são os principais focos de análise e observa se as especificidades de gênero e raça são abordadas. Analisa-se ainda, as recorrências encontradas nas produções científicas pesquisadas no que se refere à: cultura masculina, patriarcal e racista no sistema socioeducativo. Para subsidiar a análise utiliza-se como referencial teórico a Criminologia Feminista, que permite compreender os estereótipos e os seus desdobramentos que recaem sobre a mulher criminosa. Parte-se da análise de que raça é uma construção social, política e cultural e que o sistema penal se fundamenta em bases racistas, classistas, machistas e patriarcais, tanto para o controle social desse segmento da população, quanto para o seu genocídio. O resultado encontrado neste estado da arte é a “retórica da continuidade” da invisibilização da adolescente/mulher negra autora de ato infracional, até mesmo quando objeto de estudo, suas subjetividades e especificidades permanecem subtraídas nas análises. Conclui-se que a omissão da centralidade de raça nas análises acadêmicas sobre o sistema socioeducativo contribui para o racismo institucional, presente tal qual nos sistemas de controle social formal e informal. O local do discurso racial, presente nestes artigos permanece sempre após a vírgula, entre parêntese ou em nota de rodapé. É preciso enegrecer as produções acadêmicas, dar a devida centralidade, a fim de abarcar alguns elementos constitutivos que são centrais no processo de dominação da formação social, econômica, política e cultural do Brasil.
Abstract: This research titled the Black Young Girls and Prison: State of art of scientific productions about adolescents and juvenile in conflict with the law, aims to realize the state of art of scientific productions of Social Work and Law fields of study, about adolescents and juvenile in Conflict with the law in Brazil, points the main focus of analysis and observes if specificities of gender and race are addressed. Analyzes yet, recurrences found in scientific productions researched by: masculine, patriarchal and racist culture in the socio-educational system. To support the analysis, it is used the theoretical reference, Feminist Criminology, which allows to comprehend the stereotypes and its unfoldings that relapse in the criminal woman. It starts from the analysis that race is a social, political and cultural construction and that the criminal system is based on racist, classist, patriarchal and sexist grounds, for both social control of this segment of the population and its genocide. The result found on this state of art is the "rhetoric of continuity" of invisibilization of black young woman in conflict with law, even the object of study, its subjectivities and specificities remain subtracted in the analysis. It is concluded that omission of centrality of race in academic analysis about socio-educational system contributes to institutional racism, present in both formal and informal social control system. The place of speech, present in this article, remains always after comma, between parentheses or footnotes. It is necessary to blacken academics productions, giving the due centrality, in order to cover some constitutive elements that are central in the process of domination of social, economic, political and cultural of Brazil.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2017.
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