Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27270
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_GabrielaBentoNeves_tcc.pdf876,7 kBAdobe PDFver/abrir
Título: As políticas de esporte, lazer e cultura como instrumentos de proteção social e construção da cidadania de adolescentes e jovens : um levantamento dos centros de juventude do Distrito Federal
Autor(es): Neves, Gabriela Bento
Orientador(es): Santos, Liliam dos Reis Souza
Assunto: Crianças e adolescentes - proteção social
Políticas públicas sociais esportivas
Jovens
Distrito Federal (DF)
Centros culturais
Direitos sociais
Data de apresentação: 29-Jun-2017
Data de publicação: 20-Abr-2021
Referência: NEVES, Gabriela Bento. As políticas de esporte, lazer e cultura como instrumentos de proteção social e construção da cidadania de adolescentes e jovens: um levantamento dos centros de juventude do Distrito Federal. 2017. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O presente trabalho tem como objeto de estudo a trajetória das políticas de proteção social do público infanto-juvenil, buscando conhecer a forma como tem sido ofertadas pelo Estado as políticas de esporte, lazer e cultura para esses segmentos e sua mediação pelos Centros de Juventude. Para que haja uma aproximação maior com a realidade foi feito o levantamento das propostas e atividades ofertadas pelos Centros de Juventude do Distrito Federal. Porém, por ser um serviço bastante recente, criado em 2013, encontrou-se uma escassez de bibliografia sendo necessário ser realizada a pesquisa por meio de uma entrevista na Subsecretaria da Juventude (SUBJUV). Com essa pesquisa se tem como objetivo conhecer esses serviços e se estes cumprem o que está proposto na Lei nº 5.142 - que previu a sua criação – e no Decreto 35.172 – que o regulamentou -, possibilitando aos adolescentes e jovens um espaço de proteção social, socialização e desenvolvimento destes como cidadãos. Baseando-se na entrevista realizada e em alguns documentos, percebeu-se que os Centros de Juventude retomam uma visão focalizada que busca o atendimento de parcela mínima da população, geralmente os que estão em vulnerabilidade social ou de famílias inscritas no CADÚNICO, e que as suas ações são pontuais e fragmentadas. Logo, conclui-se que há ainda um longo caminho a ser percorrido para que essas ações sejam universalizadas, possibilitando a ampliação desses espaços e o acesso dos serviços a todos como parte da garantia dos direitos sociais, da proteção social e construção da cidadania. Além de ações que sejam tratadas de forma intersetorial, visando à articulação com outros programas e políticas, para dar melhores respostas as necessidades destes sujeitos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2017.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.