Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27261
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_AndreDamaceno_tcc.pdf6,2 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O gerenciamento cadastral de uma rede de fibras ópticas utilizando uma API REST : modelagem e arquitetura
Autor(es): Damaceno, André Garrido
Orientador(es): Drummond, André Costa
Assunto: Banco de dados
Software - desenvolvimento
Redes ópticas
Fibras óticas
Data de apresentação: 17-Dez-2020
Data de publicação: 19-Abr-2021
Referência: DAMACENO, André Garrido. O gerenciamento cadastral de uma rede de fibras ópticas utilizando uma API REST: modelagem e arquitetura. 2020. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O assunto tratado nessa monografia foi a determinação de um método de modelagem e o uso da arquitetura API REST para o desenvolvimento de um sistema de gerenciamento de redes de fibras ópticas. Uma rede de fibras ópticas possui muitos elementos distintos, que se relacionam, sendo um desafio e um benefício na representação deles em um sistema unificado. Para verificar a modelagem e a arquitetura proposta, foi desenvolvido um web service com as características descritas no trabalho. Melhorias futuras incluem o uso de autenticação na comunicação com a API, e a comparação da arquitetura atual com a arquitetura de microsserviços.
Abstract: The main topic of this work is related to the use of the API REST architecture and a modeling technique to develop a fiber optics distribution grid management system. A great challenge and benefit of the solution acquired by this work is the representation of all elements in a unified system, since a fiber optic distribution grid has many items and a lot of relation between them. Thus, this work aims at verifying the architecture and modeling techniques proposed by developing a web service according to the characteristics described. Future improvements suggested include the use of authentication on the API communication, and a comparison between the architecture used and the microservices architecture.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia da Computação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.