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Título: Das políticas públicas ao pátio da escola : diversidade sexual e de gênero em uma escola pública do Distrito Federal
Autor(es): Coutinho, Caio Handel Guimarães de Salles
Orientador(es): Simião, Daniel Schroeter
Assunto: Diversidade sexual
Gênero - relações
Escolas públicas
Distrito Federal (DF) - escolas públicas
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 17-Abr-2021
Referência: COUTINHO, Caio Handel Guimarães de Salles. Das políticas públicas ao pátio da escola: diversidade sexual e de gênero em uma escola pública do Distrito Federal. 2019. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais)— Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: As Ciências Sociais no Brasil têm buscado por diversos caminhos entender os diferentes dilemas que atravessam os estatutos de igualdade, hierarquia e desigualdade. Os estudos sobre justiça, conflitos e desigualdades na área das relações de gênero e de diversidades, têm buscado identificar como as múltiplas representações e concepções acerca de justiça e equidade têm se relacionado com o reconhecimento da igualdade no plano judicial e com as múltiplas representações de direitos diferenciados de acesso à cidadania. A partir de uma etnografia em uma escola de educação básica de Ensino Médio do Distrito Federal, a pesquisa buscou identificar as múltiplas práticas, representações e discursos presentes no ambiente escolar acerca das diversidades sexuais e de gênero, com o fim de analisar as implicações que os diferentes discursos têm para com o reconhecimento da “diversidade” e da igualdade no plano judicial. Com a análise dos dados foi possível identificar diferentes concepções acerca do termo “diversidade” e “gênero”, bem como diferentes tratamentos em relação à diversidade sexual e de gênero no ambiente educativo. A ausência de “gênero, sexualidade e diversidade” nos programas das múltiplas disciplinas, apontam para a necessidade de promoção de espaços com tal temática, tanto nas escolas de ensino básico como principalmente em cursos nas áreas da licenciatura, tendo em vista a necessidade de promoção e visibilização das diferenças, como forma de garantia e efetivação de direitos sociais.
Abstract: The Social Sciences in Brazil have been searched for ways to understood the dilemmas that cross the statutes of equality, hierarchy and inequality. The studies of justice, conflicts and inequalities in the area of gender and diversity have sought to identify how the multiple representations and conceptions about justice and equity have been related to the recognition of equality in the judicial sphere and to the differentiated rights of access to citizenship. Based on an ethnography in a public high school, this research sought to identify the multiple practices, representations and discourses present in the school environment about the sexual and gender diversity, in order to analyze the implications that the different discourses has on the recognition of diversity and equality in the judicial sphere. With the analysis of the data it was possible to find different conceptions about the term "diversity" and "gender", as well as treatments on the sexual and gender diversity on the school. The absence of "gender, sexuality and diversity" in the programs of multiple disciplines, points to the need for promotion of spaces that talks about the topic, in tertiary education and in the areas of licenciatura, in view of the need for visibilization of the differences, as a form of guarantee and effectiveness of social rights.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2019.
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