Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Simião, Daniel Schroeter | - |
dc.contributor.author | Coutinho, Caio Handel Guimarães de Salles | - |
dc.identifier.citation | COUTINHO, Caio Handel Guimarães de Salles. Das políticas públicas ao pátio da escola: diversidade sexual e de gênero em uma escola pública do Distrito Federal. 2019. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais)— Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | As Ciências Sociais no Brasil têm buscado por diversos caminhos entender
os diferentes dilemas que atravessam os estatutos de igualdade, hierarquia e
desigualdade. Os estudos sobre justiça, conflitos e desigualdades na área das
relações de gênero e de diversidades, têm buscado identificar como as múltiplas
representações e concepções acerca de justiça e equidade têm se relacionado com
o reconhecimento da igualdade no plano judicial e com as múltiplas representações
de direitos diferenciados de acesso à cidadania. A partir de uma etnografia em uma
escola de educação básica de Ensino Médio do Distrito Federal, a pesquisa buscou
identificar as múltiplas práticas, representações e discursos presentes no ambiente
escolar acerca das diversidades sexuais e de gênero, com o fim de analisar as
implicações que os diferentes discursos têm para com o reconhecimento da
“diversidade” e da igualdade no plano judicial. Com a análise dos dados foi possível
identificar diferentes concepções acerca do termo “diversidade” e “gênero”, bem
como diferentes tratamentos em relação à diversidade sexual e de gênero no
ambiente educativo. A ausência de “gênero, sexualidade e diversidade” nos
programas das múltiplas disciplinas, apontam para a necessidade de promoção de
espaços com tal temática, tanto nas escolas de ensino básico como principalmente
em cursos nas áreas da licenciatura, tendo em vista a necessidade de promoção e
visibilização das diferenças, como forma de garantia e efetivação de direitos sociais. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Diversidade sexual | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gênero - relações | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas públicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Distrito Federal (DF) - escolas públicas | pt_BR |
dc.title | Das políticas públicas ao pátio da escola : diversidade sexual e de gênero em uma escola pública do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-04-17T23:17:51Z | - |
dc.date.available | 2021-04-17T23:17:51Z | - |
dc.date.submitted | 2019 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/27255 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The Social Sciences in Brazil have been searched for ways to understood the
dilemmas that cross the statutes of equality, hierarchy and inequality. The studies of
justice, conflicts and inequalities in the area of gender and diversity have sought to
identify how the multiple representations and conceptions about justice and equity
have been related to the recognition of equality in the judicial sphere and to the
differentiated rights of access to citizenship. Based on an ethnography in a public
high school, this research sought to identify the multiple practices, representations
and discourses present in the school environment about the sexual and gender
diversity, in order to analyze the implications that the different discourses has on the
recognition of diversity and equality in the judicial sphere. With the analysis of the
data it was possible to find different conceptions about the term "diversity" and
"gender", as well as treatments on the sexual and gender diversity on the school.
The absence of "gender, sexuality and diversity" in the programs of multiple
disciplines, points to the need for promotion of spaces that talks about the topic, in
tertiary education and in the areas of licenciatura, in view of the need for visibilization
of the differences, as a form of guarantee and effectiveness of social rights. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Sociais - Antropologia
|