Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27246
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_NataliaFerreiraBotelho_TCC.pdf805,04 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A atuação de pedagogas e pedagogos em práticas culturais : um campo de possibilidades
Autor(es): Botelho, Natália Ferreira
Orientador(es): Pederiva, Patrícia Lima Martins
Assunto: Pedagogos - prática profissional
Mediação cultural
Professores - prática profissional
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 17-Abr-2021
Referência: BOTELHO, Natália Ferreira. A atuação de pedagogas e pedagogos em práticas culturais: um campo de possibilidades. 2020. 40 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Este trabalho propõe a discussão sobre a atuação de pedagogues e práticas culturais. Está organizado em três capítulos denominados “Conhecendo Projetos Culturais”, “A atuação de pedagogues e seus campos de possibilidades” e “Experiência pedagógica nos projetos culturais”. A hipótese defendida é de que pedagogues podem contribuir na área cultural como curadores, mediadores e organizadores de atividades educativas culturais. Logo, os objetivos do trabalho foram analisar como os projetos culturais se organizam pedagogicamente, evidenciar quais são os processos educativos nos projetos culturais e Alencar as atividades que podem ser realizadas por pessoas com formação em Pedagogia. A partir de revisão bibliográfica no campo da arte e educação com autores, tais como Libãneo (2001) e Freire (1996), foi possível delinear base teórica para tais atuações acontecerem. Por meio de metrologia autonarrativa, analisa-se as práticas presentes na trajetória profissional de autora em consonância com o curso de Pedagogia.
Abstract: This paper proposes a discussion on the role of pedagogues and cultural practices. It is organized in three chapters called “Knowing Cultural Projects”, “The role of pedagogues and their fields of possibilities” and “Pedagogical experience in cultural projects”. The defended hypothesis is that pedagogues can contribute in the cultural area as curators, mediators and organizers of cultural educational activities. Therefore, the objectives of the work were to analyze how cultural projects are organized pedagogically, to highlight what are the educational processes in cultural projects and to list the activities that can be carried out by people trained in Pedagogy. From a bibliographic review in the field of art and education with authors, such as Libãneo (2001) and Freire (1996), it was possible to outline a theoretical basis for such actions to take place. Through self-narrative metrology, the practices present in the author's professional trajectory are analyzed in line with the Pedagogy course.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.