Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27245
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_PatriciaRochaAmandio_tcc.pdf762,84 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Literatura Infantil : a organização das atividades e a participação das crianças
Autor(es): Amandio, Patrícia Rocha
Orientador(es): Barbosa, Etienne Baldez Louzada
Assunto: Interesses na leitura
Educação de crianças
Crianças - livros e leitura
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 17-Abr-2021
Referência: AMANDIO, Patrícia Rocha. Literatura Infantil: a organização das atividades e a participação das crianças. 2020. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo central analisar a importância do contato com a literatura na educação infantil e como ela comparece em algumas atividades propostas às crianças de um Jardim de Infância no Distrito Federal. O caminho aqui percorrido se divide em dois momentos: no primeiro, a intenção é apresentar estudos científicos, projetos, programas, que estão voltados para a importância da literatura no desenvolvimento infantil com pesquisas realizadas no banco de teses na Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília - BDM, nas dissertações e teses publicadas no Banco da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES e na Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED, em específico no GT 07 onde é direcionado a educação de crianças de 0 a 6 anos. No segundo, o foco se volta para a forma como as práticas literárias comparecem nas atividades desenvolvidas pelas professoras de um Jardim de Infância, uma pesquisa de campo com observação participante. Para tanto, a metodologia empregada valorizou observações não somente das atividades como também das interações e relações estabelecidas nos espaços educacionais. Tal percurso confirma a literatura como fundamental para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional da criança que possibilita experiências individuais e coletivas enriquecedoras que devem ser exploradas cada vez mais na Educação Infantil, pois o contato com a linguagem oral, escrita, e o lúdico agregam para a formação de leitores.
Abstract: The main objective of this paper is to analyze the importance of contact with literature in early childhood education and how it appears in some activities proposed to children in a kindergarten in the Federal District. The path taken here is divided into two moments: in the first, the intention is to present scientific studies, projects, programs, which are focused on the importance of literature in child development with research carried out in the thesis database in the Digital Library of Intellectual Production University of Brasilia - BDM, in the dissertations and theses published in the Bank of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel - CAPES and in the National Association of Graduate Studies and Research in Education - ANPED, specifically in GT 07 where the education of children is directed from 0 to 6 years. In the second, the focus is on how literary practices appear in the activities developed by teachers in a kindergarten, a field research with participant observation. To this end, the methodology employed valued observations not only on the activities but also on the interactions and relationships established in the educational spaces. This path confirms the literature as fundamental for the child's cognitive, social and emotional development that enables enriching individual and collective experiences that should be explored more and more in Early Childhood Education, as the contact with oral, written, and playful language adds to the formation of readers.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2020.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2020.TCC.27245
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.