Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27244
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_RitaDeCassiaSantosSilva_tcc.pdf752,52 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Achadouros de infâncias : revisitando experiências de escuta e observação de crianças
Autor(es): Silva, Rita de Cássia Santos
Orientador(es): Munhoz, Silmara Carina Dornelas
Assunto: Educação infantil
Crianças - formação
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 17-Abr-2021
Referência: SILVA, Rita de Cássia Santos. Achadouros de infâncias: revisitando experiências de escuta e observação de crianças. 2020. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Este trabalho foi feito com o intuito de aprofundar as contribuições que a reflexão sobre uma experiência de estágio pode trazer para a formação docente. Dentro dessa proposta, buscou-se analisar as possibilidades e dificuldades que as crianças encontram para se expressarem em diferentes situações, em uma instituição de Educação Infantil. As análises foram realizadas partindo da ideia de que as concepções acerca da infância permeiam e orientam as posturas que os adultos adotam com as crianças. Para isso, discutiram-se situações em que são inibidas e/ou desconsideradas particularidades da infância, como as formas de expressão. Os registros, que compunham o diário de bordo do estágio, possibilitaram analisar interações das crianças entre e si e com outros adultos. Observou-se então que só é possível garantir os direitos de aprendizagem e desenvolvimento da criança, quando se permite que ela descubra e apresente sua singularidade, para que demonstre sua potencialidade e conquiste autonomia.
Abstract: This work was conducted in order to probe the contributions that a reflection on an internship experience can bring to teacher’s education. Within this proposition, we sought to analyze the possibilities and difficulties that children find when expressing themselves in different situations, in a Early Childhood Education institution. The analyses were made based on the idea that the conceptions about childhood permeate and guide the postures adopt by adults towards children. For this purpose, relations that inhibit and discredit childhood particularities, such as forms of expression, were discussed. The daily logs, which were part of the internship’s document records, made it possible to analyze children's interactions between themselves and with other adults. It was then observed that the only way to guarantee the children's learning and development rights, is by allowing them to discover and present their uniquenesses, demonstrating their potential and conquering autonomy.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2020.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2020.TCC.27244
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.