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dc.contributor.advisorCarneiro, Sérgio Henrique da Silva-
dc.contributor.authorValdes, Matheus Lisboa Cardoch-
dc.identifier.citationVALDES, Matheus Lisboa Cardoch. Quantificação de incertezas na identificação de danos em painéis sanduíches. 2019. 115 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial)–Universidade de Brasília, Gama-DF, 2019pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)–Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Bacharelado em Engenharia Aeroespacial, 2019pt_BR
dc.description.abstractA identificação de danos em estruturas é um tema que possui grande atenção na engenharia aeroespacial, porque a não detecção ou a detecção tardia de um dano pode causar uma falha catastrófica com perdas humanas e perdas financeiras. A falsa detecção de um dano também pode implicar em sérias consequências financeiras. Este trabalho tem o objetivo de quantificar a incerteza do método de identificação de dano conhecido como "Método da Energia de Deformação". O método de Monte Carlo é empregado para a construção de um modelo estocástico de um painel sanduíche com núcleo honeycomb com um dano de delaminação. O método de energia de deformação produz um indicador de dano capaz de localizar a área danificada do painel. Uma análise estatística desse indicador de dano é feita utilizando ajustes de curvas com o método da máxima verossimilhança. O final da análise estatística atesta que, para a situação simulada, o método tem eficiência superior a 99%, ou seja, a chance do método de energia de deformação indicar um dano onde não existe é inferior a 1%.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordProcesso estocásticopt_BR
dc.subject.keywordLocalização de falhas (Engenharia)pt_BR
dc.subject.keywordPrevisãopt_BR
dc.titleQuantificação de incertezas na identificação de danos em painéis sanduíchespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-04-12T23:45:00Z-
dc.date.available2021-04-12T23:45:00Z-
dc.date.submitted2019-12-12-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/27221-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.contributor.advisorcoDomingues, Allan Correa-
dc.description.abstract1Damage identification in structures is a subject that has great attention in aerospace en- gineering, because of non-detection or late detection of a damage can cause a catastrophic failure with human losses and financial losses. False detection of damage may also entail serious financial consequences. This work aims to quantify the uncertainty of the damage identification method known as the "Strain Energy Method". The Monte Carlo method is employed for the construction of a stochastic model of a sandwich panel with honeycomb core with simulated damage. The method of strain energy produces a damage indicator capable of locating the damaged area of the panel. A statistical analysis of this damage indicator is done using curve fittings with the maximum likelihood method. The end of the statistical analysis shows that for the simulated situation, the method has an efficiency greater than 99 %, ie the chance of the strain energy method indicates a damage where it does not exist is less than 1 %.pt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia Aeroespacial



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