Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Carneiro, Sérgio Henrique da Silva | - |
dc.contributor.author | Valdes, Matheus Lisboa Cardoch | - |
dc.identifier.citation | VALDES, Matheus Lisboa Cardoch. Quantificação de incertezas na identificação de danos em painéis sanduíches. 2019. 115 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial)–Universidade de Brasília, Gama-DF, 2019 | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)–Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Bacharelado em Engenharia Aeroespacial, 2019 | pt_BR |
dc.description.abstract | A identificação de danos em estruturas é um tema que possui grande atenção na engenharia aeroespacial, porque a não detecção ou a detecção tardia de um dano pode causar uma falha catastrófica com perdas humanas e perdas financeiras. A falsa detecção de um dano também pode implicar em sérias consequências financeiras. Este trabalho tem o objetivo de quantificar a incerteza do método de identificação de dano conhecido como "Método da Energia de Deformação". O método de Monte Carlo é empregado para a construção de um modelo estocástico de um painel sanduíche com núcleo honeycomb com um dano de delaminação. O método de energia de deformação produz um indicador de dano capaz de localizar a área danificada do painel. Uma análise estatística desse indicador de dano é feita utilizando ajustes de curvas com o método da máxima verossimilhança. O final da análise estatística atesta que, para a situação simulada, o método tem eficiência superior a 99%, ou seja, a chance do método de energia de deformação indicar um dano onde não existe é inferior a 1%. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Processo estocástico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Localização de falhas (Engenharia) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Previsão | pt_BR |
dc.title | Quantificação de incertezas na identificação de danos em painéis sanduíches | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-04-12T23:45:00Z | - |
dc.date.available | 2021-04-12T23:45:00Z | - |
dc.date.submitted | 2019-12-12 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/27221 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Domingues, Allan Correa | - |
dc.description.abstract1 | Damage identification in structures is a subject that has great attention in aerospace en-
gineering, because of non-detection or late detection of a damage can cause a catastrophic
failure with human losses and financial losses. False detection of damage may also entail
serious financial consequences. This work aims to quantify the uncertainty of the damage
identification method known as the "Strain Energy Method". The Monte Carlo method is
employed for the construction of a stochastic model of a sandwich panel with honeycomb
core with simulated damage. The method of strain energy produces a damage indicator
capable of locating the damaged area of the panel. A statistical analysis of this damage
indicator is done using curve fittings with the maximum likelihood method. The end of the
statistical analysis shows that for the simulated situation, the method has an efficiency
greater than 99 %, ie the chance of the strain energy method indicates a damage where
it does not exist is less than 1 %. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia Aeroespacial
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