Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27216
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_LarissaNunesBezerraDaSilva_tcc.pdf829,19 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Indícios das práticas educativas realizadas nos jardins de infância criados na década de 1960 em Brasília
Autor(es): Silva, Larissa Nunes Bezerra da
Orientador(es): Barbosa, Etienne Baldez Louzada
Assunto: Jardim de infância
Educação infantil
Brasília (DF) - educação
Escolas públicas
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 12-Abr-2021
Referência: SILVA, Larissa Nunes Bezerra da. Indícios das práticas educativas realizadas nos jardins de infância criados na década de 1960 em Brasília. 2020. 78 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O presente trabalho se volta para os indícios das práticas educativas em três Jardins Infantis de Brasília (21 de Abril, 108 Sul e 308 Sul) na década de 60. Trata de uma pesquisa de cunho historiográfico que, parte de um problema para a construção de uma interpretação histórica, buscando indícios, os vestígios do passado, com o objetivo de mapear nos acervos acadêmicos os estudos que se voltaram para a prática docente na Educação Infantil e investigar no acervo de jornais e revistas da base de dados da Biblioteca Nacional. O trabalho se divide em dois capítulos, tendo o primeiro a intenção de apresentar a educação da criança pequena em 1960, bem como a infância, criança e sua escolarização; a constituição de normatizações para essa educação e os manuais para a pré escola como possíveis balizadores de uma prática. No segundo capítulo com o objetivo de apresentar um panorama de reportagens ou informações dos jardins de infância pesquisados que tenham comparecido nos jornais e revistas da época.
Abstract: The present work focuses on the evidence of educational practices in three kindergartens in Brasília (21 de Abril, 108 Sul and 308 Sul) in the 60s. It deals with a historiographical research that, part of a problem for the construction of a historical interpretation, searching for clues, the vestiges of the past, with the objective of mapping in the academic collections the studies that turned to the teaching practice in Kindergarten and investigating in the collection of newspapers and magazines of the database of the National Library. The work is divided into two chapters, the first with the intention of presenting the education of the small child in 1960, as well as childhood, children and their schooling; the constitution of norms for this education and the manuals for the preschool as possible guidelines of a practice. In the second chapter with the objective of presenting an overview of reports or information about the kindergartens surveyed that appeared in newspapers and magazines of the time.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2020.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2020.TCC.27216
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.