Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27214
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_StefannyHonoratoLeandro_tcc.pdf691,76 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Organização das creches no Distrito Federal (1970-1980)
Autor(es): Leandro, Stéfanny Honorato
Orientador(es): Barbosa, Etienne Baldez Louzada
Assunto: Creches
Distrito Federal (DF) - educação
Educação de crianças
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 12-Abr-2021
Referência: LEANDRO, Stéfanny Honorato. Organização das creches no Distrito Federal (1970-1980). 2020. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Acompanhar a constituição da creche no Brasil é se atentar, certamente, à década de 1970, considerada pela historiografia como cenário das reivindicações dos movimentos sociais e feministas de luta por creche, principalmente nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Ao localizar um padrão local de luta por creche e por qualidade nesse espaço, surgiu a questão que deu origem a esse trabalho: no Distrito Federal existiram movimentos de luta por creche? Na busca pela resposta, o objetivo do presente trabalho é identificar e analisar a organização das creches no Distrito Federal, também na década de 1970, buscando confrontar as ações nacionais com as locais. No esforço de compreensão da constituição do atendimento a bebês e crianças bem pequenas em creches, fundamentou as discussões teóricas nos estudos de Campos (1999), Kuhlmann (2007), Oliveira (1988) e Rosemberg (1992), por permitirem uma contextualização histórica sobre o tema. Em paralelo, realizou-se buscas por estudos científicos nas em diferentes bases, tais como: ANPEd, Capes, BDM/UnB e Scielo. As fontes que auxiliam na interpretação histórica sobre a existência de um debate sobre creche em Brasília foram encontradas na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, com as notícias e reportagens sobre creche no DF publicadas no jornal Correio Braziliense é possível apontar que havia um debate sobre creche, fazendo eco ao que já se encontrava em outros estados do Brasil.
Abstract: To follow the constitution of the day care center in Brazil is to pay attention, certainly, to the 1970s, considered by historiography as the scene of the demands of the social and feminist movements fighting for day care, mainly in the states of São Paulo and Rio de Janeiro. When locating a local pattern of struggle for day care and for quality in this space, the question that gave rise to this work arose: in the Distrito Federal there were movements of struggle for day care? In the search for an answer, the objective of the present work is to identify and analyze the organization of daycare centers in the Distrito Federal, also in the 1970s, seeking to confront national and local actions. In an effort to understand the constitution of care for babies and very young children in daycare centers, theoretical discussions were based on the studies by Campos (1999), Kuhlmann (2007), Oliveira (1988) and Rosemberg (1992), for allowing historical contextualization on the topic. In parallel, searches for scientific studies were carried out in different bases, such as: ANPEd, Capes, BDM / UnB and Scielo. The sources that assist in the historical interpretation of the existence of a debate about day care in Brasília were found in the Digital Library of the National Library, with the news and reports about day care in DF published in the newspaper Correio Braziliense. It is possible to point out that there was a debate about day care , echoing what was already found in other states in Brazil.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2020.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2020.TCC.27214
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.