Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Pato, Cláudia Marcia Lyra | - |
dc.contributor.author | Ferraz, Júlia Letícia Araujo | - |
dc.identifier.citation | FERRAZ, Júlia Letícia Araujo. Compreensão do ambiente físico escolar como elemento pedagógico a partir dos estudos das relações pessoa-ambiente. 2020. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2020 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo realiza uma revisão literária discutindo a relação entre estudante e
espaço físico escolar. Utiliza-se do suporte teórico da Psicologia Ambiental para responder a
pergunta: como o ambiente físico escolar pode influenciar no processo educativo? São
abordados conceitos que explicam a interferência direta do ambiente físico sobre o indivíduo
e do indivíduo como agente ativo sobre o ambiente. Enquanto isso, estudos de autores e
autoras de diversas áreas do conhecimento (como Psicologia Ambiental, Arquitetura,
Educação e Biologia), sugerem a reflexão sobre possibilidades de mudança positiva nesse
espaço, haja vista que o ambiente escolar tradicional é planejado e elaborado por outros e
pouco dialoga com os(as) estudantes (Orr, 1993; Frago & Escolano, 1998). Percebeu-se que a
elaboração do ambiente físico escolar atua como suporte do processo educativo (Ferreira et
al., 1991), pois, em conjunto com a relação entre os indivíduos, é um dos fatores que sustenta
a intenção pedagógica utilizada (Horn, 2003), sendo assim ferramenta auxiliar para o trabalho
dos(as) educadores(as). Ressalta-se a relevância da elaboração dos ambientes físicos
escolares, que manifestam sua parcela de influência no processo de ensino-aprendizagem e
revelam-se como possível palco para o protagonismo dos e das estudantes nas escolas. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ambiente escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas - edifícios | pt_BR |
dc.title | Compreensão do ambiente físico escolar como elemento pedagógico a partir dos estudos das relações pessoa-ambiente | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-04-12T14:15:19Z | - |
dc.date.available | 2021-04-12T14:15:19Z | - |
dc.date.submitted | 2020 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/27212 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|