Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27211
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_LuannaEmanuelleRodriguesDuarte_tcc.pdf2,94 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Possibilidades de adaptações curriculares para crianças com espectro autista do ensino fundamental
Autor(es): Duarte, Luanna Emanuelle Rodrigues
Orientador(es): Dias, Paula Maria Cobucci Ribeiro
Assunto: Autismo em crianças
Educação especial
Currículo escolar
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 12-Abr-2021
Referência: DUARTE, Luanna Emanuelle Rodrigues. Possibilidades de adaptações curriculares para crianças com espectro autista do ensino fundamental. 2020. 123 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: A questão da inclusão de crianças com espectro autista nas instituições de ensino regular é de suma relevância no cenário do Distrito Federal, no Brasil e no mundo, assim como a necessidade de alterações nos modos de apropriação e construção de conhecimentos e significados por esses indivíduos. Essa situação comprova as exigências de um ensino inclusivo de qualidade, por isso, pesquisa-se sobre a importância das adaptações curriculares, recurso didático a contemplar crianças com necessidades educacionais específicas. Objetiva-se investigar a relação teórica que pode ser estabelecida com a prática e que favoreça o ensino aprendizagem desses estudantes, a construção de uma sala e escola responsiva com a inclusão, com o desenvolvimento pessoal, social e acadêmico do educando, o que tornará seus conhecimentos significativos. Portanto, é preciso discorrer sobre a legislação da Educação Especial no Brasil e no mundo e ressaltar seus marcos evolutivos e significantes; identificar e reconhecer as adaptações curriculares como respostas educativas indispensáveis para a promoção da inclusão escolar, indicando suas categorizações e formas de organizações dentro de um espaço educativo; fazer referência sobre o que é o autismo e a importância das adaptações curriculares para crianças que apresentam esse transtorno, para, desse modo, identificar como e quando essa implementação pode contribuir com o desenvolvimento dos estudantes que precisam ser inclusos. Realiza-se, nesse sentido, uma pesquisa com abordagem qualitativa e participante, indicando o valor da construção das adaptações curriculares por meio de sequências didáticas, recurso de destaque na mediação pedagógica, para, então, apresentar o engajamento do estudante colaborador da pesquisa, contemplado com as atividades propostas. Assim posto, a partir da apreciação e embasamento teórico apresentado, verifica-se que é possível realizar adaptação curricular para crianças com autismo, e que essa, quando bem construída e de acordo com as capacidades do estudante, apresenta possibilidades ao desenvolvimento efetivo e inclusivo dentro do ensino regular, que oportuniza vivências que respeitam a equidade de aprendizagem, além de capacitar esses educandos.
Abstract: The issue of including children with autism spectrum in regular education institutions is extremely relevant in the Federal District scenario, in Brazil and worldwide, as well as the need for changes in the ways of appropriation and construction of knowledge and meanings by these individuals. This situation proves the requirements of an inclusive education of quality, therefore, research is done on the importance of curricular adaptations, a didactic resource to contemplate children with specific educational needs. The objective is to investigate the theoretical relationship that can be established with practice and that favors the teaching and learning of these students, the construction of a classroom and school responsive to inclusion, with the personal, social and academic development of the student, which will make their knowledge more significant. Therefore, it is necessary to talk about the legislation of Special Education in Brazil and in the world and highlight its evolutionary and significant milestones; identify and recognize the curricular adaptations as indispensable educational responses for the promotion of school inclusion, indicating their categorizations and forms of organizations within an educational space; make reference to what autism is and the importance of curricular adaptations for children with this disorder, in order to identify how and when this implementation contributes to the development of students who need to be included. In this sense, a research with a qualitative and participatory approach is carried out, indicating the value of constructing curricular adaptations through didactic sequences, an outstanding resource in pedagogical mediation, in order to then present the engagement of the student collaborator of the research, contemplated with the proposed activities. Thus, from the appreciation and theoretical basis presented, it is possible to carry out curricular adaptation for children with autism, when well-constructed and according to student's abilities, presents possibilities for effective and inclusive development within regular education, which provides experiences that respect the equity of learning, in addition to empowering these student.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2020.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2020.TCC.27211
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.