Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27208
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_JuliannaRosaDaSilva_tcc.pdf677,01 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorDantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto-
dc.contributor.authorSilva, Julianna Rosa da-
dc.identifier.citationSILVA, Julianna Rosa da. Evasão escolar e seus motivadores sociais sob a ótica da escola e da família. 2020. 57 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2020pt_BR
dc.description.abstractEvasão Escolar e seus Motivadores Sociais sob a Ótica da Escola e Família é o tema desta pesquisa. O estudo teve como objetivo geral analisar os motivadores da evasão escolar sob a ótica da escola e família, com os objetivos específicos de delinear o contexto escolar dos estudantes que se evadem da escola e desvelar o sentido da evasão escolar para professores e familiares dos estudantes envolvidos na escola. Na metodologia, de natureza qualitativa, foram utilizados os seguintes instrumentos: 03 (três) questionários aplicados aos professores de duas escolas públicas da Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal (SEEDF) e questionários com 02 (dois) familiares. A fundamentação teórica apoiou-se em Brandão (2007) sobre o que abrange o tema da educação, González e Blanco (2005) que discorrem sobre o abandono escolar, Silva Filho e Araújo (2017) discorrem acerca da evasão, Fatinato e Macedo (2020) abordam a escola e a família. Também nos calçamos nas Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) 9.9394/96, Portarias e Leis da SEEDF e no Projeto Político-Pedagógico (PPP) das escolas em que os professores trabalham. Esta pesquisa almeja trazer contribuições para os estudos sobre evasão escolar. Os resultados e conclusões apontam que as políticas públicas existentes precisam ser reformuladas, pois não estão sendo suficientes para a diminuição do problema de evasão escolar; os fatores sociais e econômicos também entraram como resultado que levam a evasão dos estudos, assim como a escola, sendo primordial que se aproxime da realidade de seus alunos para que se torne atrativa e acolhedora.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEvasão escolarpt_BR
dc.subject.keywordMotivação na educaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação - participação dos paispt_BR
dc.titleEvasão escolar e seus motivadores sociais sob a ótica da escola e da famíliapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2021-04-12T13:50:42Z-
dc.date.available2021-04-12T13:50:42Z-
dc.date.submitted2020-12-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/27208-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1School Evasion and its Social Motivators under the School and Family Optics is the subject of this research. The study aimed to analyze the motivators of school evasion from the school and family perspective, with the specific objectives of delineating the school context of students who escape from school and unveil the sense of school evasion for teachers and family members of students involved in school. In the methodology, of qualitative nature, the following instruments were used: 03 (three) questionnaires applied to teachers of two public schools of the State Department and Education of the Federal District (SEEDF) and questionnaires with 02 (two) family. The theoretical basis was based on Brandão (2007) on what covers the subject of education, González and Blanco (2005) who discuss school evasion, Silva Filho and Araújo (2017) discuss about evasion, Fatinato and Macedo (2020) address school and family. We also wear the National Education Guidelines and Bases Laws (LDBEN) 9.9394/96, SEEDF Ordinances and Laws and the Political-Pedagogical Project (PPP) of the schools where teachers work. This research aims to bring contributions to the studies on school evasion. The results and conclusions indicate that the existing public policies need to be reformulated, as they are not being sufficient to decrease the problem of school evasion; the social and economic factors also entered as a result that lead to the evasion of studies, as well as the school, being essential that it approaches the reality of its students so that it becomes attractive and welcoming.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.