Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto | - |
dc.contributor.author | Silva, Julianna Rosa da | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Julianna Rosa da. Evasão escolar e seus motivadores sociais sob a ótica da escola e da família. 2020. 57 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2020 | pt_BR |
dc.description.abstract | Evasão Escolar e seus Motivadores Sociais sob a Ótica da Escola e Família é o tema
desta pesquisa. O estudo teve como objetivo geral analisar os motivadores da evasão escolar
sob a ótica da escola e família, com os objetivos específicos de delinear o contexto escolar
dos estudantes que se evadem da escola e desvelar o sentido da evasão escolar para
professores e familiares dos estudantes envolvidos na escola. Na metodologia, de natureza
qualitativa, foram utilizados os seguintes instrumentos: 03 (três) questionários aplicados aos
professores de duas escolas públicas da Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal
(SEEDF) e questionários com 02 (dois) familiares. A fundamentação teórica apoiou-se em
Brandão (2007) sobre o que abrange o tema da educação, González e Blanco (2005) que
discorrem sobre o abandono escolar, Silva Filho e Araújo (2017) discorrem acerca da evasão,
Fatinato e Macedo (2020) abordam a escola e a família. Também nos calçamos nas Leis de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) 9.9394/96, Portarias e Leis da SEEDF e
no Projeto Político-Pedagógico (PPP) das escolas em que os professores trabalham. Esta
pesquisa almeja trazer contribuições para os estudos sobre evasão escolar. Os resultados e
conclusões apontam que as políticas públicas existentes precisam ser reformuladas, pois não
estão sendo suficientes para a diminuição do problema de evasão escolar; os fatores sociais e
econômicos também entraram como resultado que levam a evasão dos estudos, assim como a
escola, sendo primordial que se aproxime da realidade de seus alunos para que se torne
atrativa e acolhedora. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Evasão escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Motivação na educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação - participação dos pais | pt_BR |
dc.title | Evasão escolar e seus motivadores sociais sob a ótica da escola e da família | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-04-12T13:50:42Z | - |
dc.date.available | 2021-04-12T13:50:42Z | - |
dc.date.submitted | 2020-12 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/27208 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | School Evasion and its Social Motivators under the School and Family Optics is the subject of
this research. The study aimed to analyze the motivators of school evasion from the school
and family perspective, with the specific objectives of delineating the school context of
students who escape from school and unveil the sense of school evasion for teachers and
family members of students involved in school. In the methodology, of qualitative nature, the
following instruments were used: 03 (three) questionnaires applied to teachers of two public
schools of the State Department and Education of the Federal District (SEEDF) and
questionnaires with 02 (two) family. The theoretical basis was based on Brandão (2007) on
what covers the subject of education, González and Blanco (2005) who discuss school
evasion, Silva Filho and Araújo (2017) discuss about evasion, Fatinato and Macedo (2020)
address school and family. We also wear the National Education Guidelines and Bases Laws
(LDBEN) 9.9394/96, SEEDF Ordinances and Laws and the Political-Pedagogical Project
(PPP) of the schools where teachers work. This research aims to bring contributions to the
studies on school evasion. The results and conclusions indicate that the existing public
policies need to be reformulated, as they are not being sufficient to decrease the problem of
school evasion; the social and economic factors also entered as a result that lead to the
evasion of studies, as well as the school, being essential that it approaches the reality of its
students so that it becomes attractive and welcoming. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|