Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27190
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_AlineNehring_tcc.pdf351,96 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Responsabilidades na educação
Autor(es): Nehring, Aline
Orientador(es): Pederiva, Patrícia Lima Martins
Assunto: Educação - participação dos pais
Educação de crianças
Comunidade escolar
Responsabilidade dos pais
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 9-Abr-2021
Referência: NEHRING, Aline. Responsabilidades na educação. 2020. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Este trabalho trata de responsabilidades e colaboração na educação. Teve por objetivos entender como as responsabilidades pela educação de uma criança podem ser exercidas de forma construtiva e contrapor ideias de que a escola e/ou os professores podem ser os únicos responsabilizados pelos resultados educacionais. Foram identificados alguns fatores que influenciam em práticas educacionais que promovam, conforme o Art. 205 da Constituição Federal, o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Foram apresentados documentos, legislações e diretrizes educacionais, além de reflexões junto a diversos autores sobre responsabilidades e colaboração nas práticas educacionais. Conclui-se ser necessário que os diversos responsáveis pela educação (Estado, família, sociedade e comunidade escolar) exerçam seus compromissos em colaboração para os objetivos da educação serem alcançados.
Abstract: This work deals with responsibilities and collaboration in education. It also aimed to understand how the responsibilities for the education of a child can be exercised constructively and to demystify ideas that the school and/or the teachers can be solely responsible for the educational results. Some identified factors may influence educational practices that may promote, according to Art. 205 of the Federal Constitution, the full development of the person, their preparation for the exercise of citizenship, and their qualification for work. Educational documents, legislation, and guidelines were presented as well as reflections with various authors on responsibilities and collaboration in educational practices. It is concluded that the responsible ones for education (State, family, society, and school community) must exercise their commitments collaboratively to have the educational goals achieved.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2020
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2020.TCC.27190
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.