Título: | Responsabilidades na educação |
Autor(es): | Nehring, Aline |
Orientador(es): | Pederiva, Patrícia Lima Martins |
Assunto: | Educação - participação dos pais Educação de crianças Comunidade escolar Responsabilidade dos pais |
Data de apresentação: | 2020 |
Data de publicação: | 9-Abr-2021 |
Referência: | NEHRING, Aline. Responsabilidades na educação. 2020. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | Este trabalho trata de responsabilidades e colaboração na educação. Teve por
objetivos entender como as responsabilidades pela educação de uma criança
podem ser exercidas de forma construtiva e contrapor ideias de que a escola e/ou os
professores podem ser os únicos responsabilizados pelos resultados educacionais.
Foram identificados alguns fatores que influenciam em práticas educacionais que
promovam, conforme o Art. 205 da Constituição Federal, o pleno desenvolvimento
da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o
trabalho. Foram apresentados documentos, legislações e diretrizes educacionais,
além de reflexões junto a diversos autores sobre responsabilidades e colaboração
nas práticas educacionais. Conclui-se ser necessário que os diversos responsáveis
pela educação (Estado, família, sociedade e comunidade escolar) exerçam seus
compromissos em colaboração para os objetivos da educação serem alcançados. |
Abstract: | This work deals with responsibilities and collaboration in education. It also aimed to
understand how the responsibilities for the education of a child can be exercised
constructively and to demystify ideas that the school and/or the teachers can be
solely responsible for the educational results. Some identified factors may influence
educational practices that may promote, according to Art. 205 of the Federal
Constitution, the full development of the person, their preparation for the exercise of
citizenship, and their qualification for work. Educational documents, legislation, and
guidelines were presented as well as reflections with various authors on
responsibilities and collaboration in educational practices. It is concluded that the
responsible ones for education (State, family, society, and school community) must
exercise their commitments collaboratively to have the educational goals achieved. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2020 |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2020.TCC.27190 |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.