Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Pederiva, Patrícia Lima Martins | - |
dc.contributor.author | Gusmão, Samuel Brito de | - |
dc.identifier.citation | GUSMÃO, Samuel Brito de. Reflexões acerca da homossexualidade no contexto escolar: questões históricas e ideológicas na construção do preconceito. 2018. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem por objetivo investigativo analisar criticamente a construção ideológica e
histórica do preconceito em torno da experiência homossexual e seus impactos na constituição
dos sujeitos, principalmente aqueles atrelados a vivência da sexualidade e do afeto nos espaços
escolares. Através de uma revisão de literatura que se articula entre os estudos de gênero e
sexualidade e a Perspectiva Histórico-Cultural de Vigotski, fomos capazes de perceber as
marcas culturais que a escola reforça na vida de sujeitos homossexuais, como ambiente
circunscrito pela heteronormatividade, pelo heterossexismo e pela homofobia. Ao assumir uma
postura de neutralidade dentro desse espaço, o Movimento Escola Sem Partido reforça uma
escola anti-educativa e anti-democrática, visto que a diversidade deve estar necessariamente na
centralidade da organização desse espaço para que se possibilite um desenvolvimento amplo e
complexo a todos. Com isso, para assumir uma nova postura, a escola necessita não inviabilizar
a existência de sujeitos homossexuais e nem negligenciar sofrimentos, advindos dos
preconceitos, inerentes a esse público. Além disso, a escola necessita incluir nos seus projetos
políticos pedagógicos o combate à homofobia e oportunizar uma educação em sexualidades não
normatizadora – que se organize para além dos aspectos biológicos. Essas ações, quando
orquestradas a partir de princípios democráticos e vinculados aos direitos humanos, são capazes
de propiciar um ambiente acolhedor de respeito e de celebração da diferença. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Homossexualidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas - função social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gênero - relações | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação e diversidade | pt_BR |
dc.title | Reflexões acerca da homossexualidade no contexto escolar : questões históricas e ideológicas na construção do preconceito | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-04-09T12:07:19Z | - |
dc.date.available | 2021-04-09T12:07:19Z | - |
dc.date.submitted | 2018 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/27188 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Abreu, Fabrício Santos Dias de | - |
dc.description.abstract1 | This work has the investigative objective of critically analyzing the ideological and historical
construction of prejudice around homosexual experience and its impacts on the formation of
individuals, especially those related to the experience of sexuality and affection in school
environments. Through a literature review that articulates between the studies of gender and
sexuality and Vygotsky's Historical-Cultural Perspective, we were able to understand the
cultural marks that the school reinforces in the lives of homosexual individuals, as an
environment circumscribed by heteronormativity, heterosexism and homophobia. By taking a
neutral stance within this environment, the Movimento Escola Sem Partido (School Without
Party Movement) reinforces an anti-educational and anti-democratic school, since diversity
must necessarily be at the centrality of the organization of this environment to enable a broad
and complex development for all. With this, in order to assume a new stance, the school needs
to not make the existence of homosexual individuals impossible, nor neglect sufferings,
originated from the prejudices, inherent to this public. In addition, the school needs to include
in its political-pedagogical projects the fight against homophobia and provide the opportunity
of an education in non-normalising sexualities – that organizes itself beyond the biological
aspects. These actions, when organized based on democratic principles and linked to human
rights, are able to provide a welcoming environment of respect and celebration of difference. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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