Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Costa Neto, Nicolao Dino de Castro e | - |
dc.contributor.author | Sena, Yuri Andrade de | - |
dc.identifier.citation | SENA, Yuri Andrade de. A competência para licenciamento ambiental: uma análise pragmática da Lei Complementar 140/2011. 2019. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Constituição Federal de 1988 prevê o direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado
e determina a atuação cooperativa entre União, Estados e Municípios para se atingir esse
objetivo. Neste âmbito, o licenciamento ambiental é um dos mais importantes instrumentos da
Política Nacional do Meio Ambiente, uma vez que, através desse procedimento, o Estado
assegura que determinada atividade poluente atende a padrões mínimos de controle ambiental
e redução de danos ao meio ambiente. Quando um empreendimento tem seu licenciamento
concedido, isto também significa que este atende aos princípios basilares da ordem econômica
constitucional, dentre os quais se destaca o desenvolvimento sustentável. Todavia, até a
publicação da Lei Complementar 140/2011, havia controvérsia jurídica em relação a qual seria
o ente federativo competente para licenciar cada modelo diferente de atividade, o que incluía
discussões acerca da quantidade de licenças exigidas e quais critérios seriam os mais adequados
para representar os interesses de cada membro da Federação. Esta monografia tem por objetivo
analisar o impacto da novel legislação quanto à construção de um federalismo mais cooperativo,
e para uma política ambiental mais responsiva às demandas que lhe são apresentadas. A Lei
Complementar 140/2011 trouxe cinco alterações neste tema: (i) o licenciamento em única
instância; (ii) uma reconfiguração das competências; (iii) instrumentos de cooperação entre
entes federados; (iv) atribuição de efeitos ex nunc à sua divisão de competências; e (v) o
princípio do licenciador-fiscalizador primário. Através da contribuição da teoria do movimento
“Law and Economics” sobre as consequências das normas reguladoras e da teoria da escolha
racional, o trabalho apresenta como a lei complementar promoveu incentivos para uma política
ambiental mais eficiente bem como elevou o risco de disputas federativas com o potencial de
enfraquecer a proteção ambiental constitucionalmente prevista. A estrutura se divide em três
partes: na primeira, são apresentados os principais conceitos envolvendo licenciamento
ambiental e sua fundamentação dentro do sistema de proteção nacional ao meio ambiente; em
seguida, serão expostas as principais mudanças realizadas pela Lei Complementar 140/2011 no
sistema de divisão de competências entre os entes federativos; ao fim, serão apontados os
principais incentivos decorrentes da lei para as relações federativas e regulatórias no tema. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Direito ambiental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Licenciamento ambiental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Meio ambiente | pt_BR |
dc.subject.keyword | Meio ambiente e desenvolvimento sustentável | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas - sustentabilidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sustentabilidade - economia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Controle ambiental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenvolvimento sustentável | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Legislação | pt_BR |
dc.title | A competência para licenciamento ambiental : uma análise pragmática da Lei Complementar 140/2011 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-04-07T14:28:25Z | - |
dc.date.available | 2021-04-07T14:28:25Z | - |
dc.date.submitted | 2019-07-10 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/27156 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The Federative Republic of Brazil’s Constitution protects the right to an ecologically healthy
environment and stipulates a coordinated action among Union, States and Municipalities in
order to achieve that goal. One of the most important regulations from National Environmental
Policy is environmental licensing, an instrument by which the State assures a polluting activity
fulfills requirements of environmental control and damage reduction. When a firm acquires its
environmental license, it means, as well, that it is aligned to constitutional’s shape of sustainable
development. However, until Supplementary Law 140/2011 was published, it was not clear
which level of government was competent to license each type of activity. Therefore, there were
doubts about how many licenses were required and which criteria suit the best interest of each
level of the federation. This monography aims to analyze the impacts of this new legislation
when it comes to a better, more cooperative federalism, and for a better steered environmental
policy. Supplementary Law 140/2011 sets five changes to the matter: (i) one-level licensing;
(ii) new competence arrangement; (iii) cooperation instruments; (iv) ex nunc effects for the
division of competences; and (v) the principle of licenser-primal surveillance body. By the use
of “Law and Economics” movement’s theory about the consequences of regulation laws and
rational choice theory, the thesis presents the incentives for a more responsive environmental
policy as well as it increased the risk of federal conflicts that may threat such an important
constitutional right. It is structured in three parts: at first, it is presented the main definitions
about environmental licensing and our environmental policy system that legitimizes this
process; then, there will be exposed the main changes from Supplementary Law 140/2011
regarding division of competences among members of Brazilian federation; finally, the
incentives for the federal and regulation relations will be argued. | pt_BR |
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