Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27141
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_KassiaGiovannaAlvesAraujo_tcc.pdf355,63 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Composição nutricional de pães sem glúten comercializados no Brasil : análise química e rótulo nutricional
Autor(es): Araújo, Kássia Giovanna Alves
Orientador(es): Botelho, Raquel Braz Assunção
Assunto: Glúten
Doença celíaca
Informação nutricional
Pão
Alimentos - teor de glúten
Alimentos - rotulagem
Alimentos - composição
Data de apresentação: 5-Jul-2019
Data de publicação: 7-Abr-2021
Referência: ARAÚJO, Kássia Giovanna Alves. Composição nutricional de pães sem glúten comercializados no Brasil: análise química e rótulo nutricional. 2019. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Introdução: O glúten está associado a patogênese da doença celíaca, alergia ao trigo e sensibilidade ao glúten não celíaca, entre outras, sendo que o tratamento consiste em excluir essa proteína da dieta. Sua retirada pode afetar as características sensoriais e nutricionais dos produtos, sendo um desafio para a indústria de alimentos. Outro desafio para esse setor é a rotulagem obrigatória que deve fornecer informações nutricionais corretas e garantir a presença ou não de glúten para o consumo seguro dos alimentos. Objetivo: Comparar os valores da composição nutricional de pães sem glúten encontrados no mercado brasileiro com os apresentados nos rótulos. Metodologia: Buscou-se nos mercados de Brasília e na internet as marcas e produtos sem glúten para comporem a amostra de pães a serem analisadas. Doze pães foram selecionados para análise e comparação. Realizou-se as análises físico-químicas em laboratório de lipídeo, proteína, umidade e cinzas, sendo 3 lotes diferentes de cada pão e todas as análises em triplicata. A determinação de carboidrato foi realizada por diferença, e comparou-se todos os dados de composição com os valores presentes nos rótulos dos produtos. Resultados: Dos 12 produtos avaliados, 11 apresentaram variação maior que 20% dos valores de macronutrientes quando comparado o rótulo com a análise físico-química, sendo mais evidente em proteínas e lipídeos. Para o valor energético total, apenas um produto apresentou a variação acima do permitido. Conclusão: Os produtos analisados apresentaram irregularidade na composição nutricional descrita no rótulo acima do permitido pela RDC no 360.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Nutrição



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.