Título: | A diversidade está em PIF : qual o lugar da diversidade sexual e de gênero na política de socioeducação? |
Autor(es): | Gomes, Douglas Aparecido da Silva |
Orientador(es): | Lionço, Tatiana |
Assunto: | Medidas socioeducativas Identidade de gênero Diversidade sexual Socioeducação |
Data de apresentação: | 31-Ago-2020 |
Data de publicação: | 6-Abr-2021 |
Referência: | GOMES, Douglas Aparecido da Silva. A diversidade está em PIF: qual o lugar da diversidade sexual e de gênero na política de socioeducação? 2020. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | A pesquisa foi realizada visando analisar a forma como se apresenta a sexualidade,
orientação sexual, gênero e identidade de gênero nos documentos que permeiam a gestão
e os serviços socioeducativos voltados aos adolescentes e jovens autores de atos
infracionais considerando como ponto de partida na análise documental o pósConstituição Federal de 1988. Utilizou-se como suporte metodológico uma abordagem
qualitativa e a teoria fundamentada – grounded theory, sendo pesquisado os documentos
selecionados que dizem respeito às medidas socioeducativas e os microtermos de
sexualidade, orientação sexual, gênero e identidade de gênero. Avalia-se que nas últimas
três décadas o Brasil avançou na criação de leis, resoluções, planos e parâmetros que
almejam o aperfeiçoamento do sistema de atendimento socioeducativo. Porém, é
incorporado ainda de forma incipiente o estabelecimento de um atendimento
especializado que contempla a interlocução entre as dimensões das diversidades sexuais
e de gêneros. Entende-se que o diálogo que envolve estas diversidades e as medidas
socioeducativas ainda não foi apropriado, sendo posto de forma incipiente, acarretando
equívocos nas pesquisas desse cenário, além de criar uma flexibilidade para a
operacionalização de serviços socioeducacionais disponíveis nas unidades de
atendimento quanto ao respeito às próprias previsões legais estabelecidas em prol do
respeito em gênero, identidade de gênero, sexualidades e orientações sexuais. |
Abstract: | The research was carried out aiming to analyze the way in which sexuality, sexual
orientation, gender and gender identity’s presented in the documents that permeate the
management and socio-educational services aimed at adolescents and young authors of
infractions considering as a starting point in the documentary analysis the post 1988
federal constitution. A qualitative approach and grounded theory were used as
methodological support, and the microtherms of sexuality, sexual orientation, gender and
gender identity were researched in the selected documents regarding social and
educational procedures. It’s estimated that in the last three decades Brazil has made
progress in creating laws, resolutions, plans and parameters that aim to improve the socioeducational service system. However, the establishment of a specialized service that
contemplates the dialogue between the dimensions of sexual and gender diversity is still
incipiently incorporated. It’s understood that the dialogue involving these diversities and
Social and Educational Procedures hasn’t yet been appropriated, being incipiently placed,
leading to mistakes in the research of this scenario, in addition to creating flexibility for
the operationalization of socio-educational services available in the service units
regarding the respect for the legal provisions established in favor of respect for gender,
gender identity, sexualities and sexual orientations. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Curso de Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade, 2020. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.