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dc.contributor.advisorLionço, Tatiana-
dc.contributor.authorGomes, Douglas Aparecido da Silva-
dc.identifier.citationGOMES, Douglas Aparecido da Silva. A diversidade está em PIF: qual o lugar da diversidade sexual e de gênero na política de socioeducação? 2020. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Curso de Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade, 2020.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa foi realizada visando analisar a forma como se apresenta a sexualidade, orientação sexual, gênero e identidade de gênero nos documentos que permeiam a gestão e os serviços socioeducativos voltados aos adolescentes e jovens autores de atos infracionais considerando como ponto de partida na análise documental o pósConstituição Federal de 1988. Utilizou-se como suporte metodológico uma abordagem qualitativa e a teoria fundamentada – grounded theory, sendo pesquisado os documentos selecionados que dizem respeito às medidas socioeducativas e os microtermos de sexualidade, orientação sexual, gênero e identidade de gênero. Avalia-se que nas últimas três décadas o Brasil avançou na criação de leis, resoluções, planos e parâmetros que almejam o aperfeiçoamento do sistema de atendimento socioeducativo. Porém, é incorporado ainda de forma incipiente o estabelecimento de um atendimento especializado que contempla a interlocução entre as dimensões das diversidades sexuais e de gêneros. Entende-se que o diálogo que envolve estas diversidades e as medidas socioeducativas ainda não foi apropriado, sendo posto de forma incipiente, acarretando equívocos nas pesquisas desse cenário, além de criar uma flexibilidade para a operacionalização de serviços socioeducacionais disponíveis nas unidades de atendimento quanto ao respeito às próprias previsões legais estabelecidas em prol do respeito em gênero, identidade de gênero, sexualidades e orientações sexuais.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMedidas socioeducativaspt_BR
dc.subject.keywordIdentidade de gêneropt_BR
dc.subject.keywordDiversidade sexualpt_BR
dc.subject.keywordSocioeducaçãopt_BR
dc.titleA diversidade está em PIF : qual o lugar da diversidade sexual e de gênero na política de socioeducação?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2021-04-06T01:16:44Z-
dc.date.available2021-04-06T01:16:44Z-
dc.date.submitted2020-08-31-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/27113-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The research was carried out aiming to analyze the way in which sexuality, sexual orientation, gender and gender identity’s presented in the documents that permeate the management and socio-educational services aimed at adolescents and young authors of infractions considering as a starting point in the documentary analysis the post 1988 federal constitution. A qualitative approach and grounded theory were used as methodological support, and the microtherms of sexuality, sexual orientation, gender and gender identity were researched in the selected documents regarding social and educational procedures. It’s estimated that in the last three decades Brazil has made progress in creating laws, resolutions, plans and parameters that aim to improve the socioeducational service system. However, the establishment of a specialized service that contemplates the dialogue between the dimensions of sexual and gender diversity is still incipiently incorporated. It’s understood that the dialogue involving these diversities and Social and Educational Procedures hasn’t yet been appropriated, being incipiently placed, leading to mistakes in the research of this scenario, in addition to creating flexibility for the operationalization of socio-educational services available in the service units regarding the respect for the legal provisions established in favor of respect for gender, gender identity, sexualities and sexual orientations.pt_BR
Aparece na Coleção:Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade



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