Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27100
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_DeboraAparecidaDeLima_tcc.pdf427,61 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Produção documental no Ministério da Saúde pós implantação SEI : um estudo de caso da importância da modelagem de processos e o uso da base de conhecimento
Outros títulos: Produção documental no Ministério da Saúde pós implantação SEI : um estudo de caso da importância da modelagem de processos e o uso da base de conhecimento : modalidade estudo de caso
Autor(es): Lima, Debora Aparecida de
Orientador(es): Matos, Franco de
Assunto: Gestão de documentos
Sistema Eletrônico de Informações (SEI)
Gestão de processos
Modelagem de processos
Data de apresentação: 26-Nov-2020
Data de publicação: 31-Mar-2021
Referência: LIMA, Debora Aparecida de. Produção documental no Ministério da Saúde pós implantação SEI : um estudo de caso da importância da modelagem de processos e o uso da base de conhecimento. 2020. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Orçamento e Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Com o advento das novas tecnologias, e ainda a necessidade de o Estado garantir maior eficiência e transparência às suas ações, além de uma preocupação com a sustentabilidade e economia de recursos, sistemas de instrução eletrônica de processos tornaram-se uma realidade. O presente estudo de caso analisou a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) no Ministério da Saúde e a produção documental a partir disso, levando-se em consideração a importância da gestão de documentos e a otimização do uso de estrutura de armazenamento de dados (STORAGE). Analisou, ainda, no contexto de produção de documentos, a gestão de processos, mais especificamente a modelagem de processos, como ferramenta padronizadora destes. A pesquisa de caráter qualitativo foi feita a partir de observação, da análise documental e da análise das duas ferramentas em questão: sistema eletrônico de informações e modelagem de processos no Ministério da Saúde. Indagou-se a possibilidade de uso da Base de Conhecimento do SEI como funcionalidade disseminadora de processos modelados com consequente padronização no uso do sistema, com ganhos em eficiência e padronização para a gestão de documentos e para a otimização do uso de equipamentos de tecnologia da informação.
Abstract: With the advent of new technologies and the need for the State to ensure greater efficiency and transparency to its actions, as well as a concern for sustainability and resource savings, systems of electronic process instruction have become a reality. This case study analyzed the implementation of the Electronic Information System (SEI) in the Ministry of Health and the documental production based on that, taking into account the importance of document management and the optimization of the use of data storage structure (STORAGE). It also examined, the process management in the context of document production, more specifically the modeling of processes, as a standardizing tool for these. Qualitative research was carried out from observation and document analysis, and from the analysis of the two tools in question: electronic information system and process modeling in the Ministry of Health. It was inquired the possibility of using the SEI Knowledge Base as a disseminating functionality of modelled processes with consequent standardization in the use of the system, with efficiency gains for document management and for the optimization of the use of information technology equipment.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão Pública, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, Especialização em Orçamento e Políticas Públicas, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Orçamento e Políticas Públicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.