Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27080
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_CleberDeLimaPorto_tcc.pdf1,12 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Tomada de contas especial : instrumento de gestão capaz de melhorar a qualidade da descentralização e da execução dos recursos da saúde
Autor(es): Porto, Cleber de Lima
Orientador(es): Lúcio, Magda de Lima
Assunto: Contas públicas
Gestão pública
Descentralização fiscal
Saúde - gestão
Data de apresentação: 25-Nov-2020
Data de publicação: 30-Mar-2021
Referência: PORTO, Cleber de Lima. Tomada de contas especial: instrumento de gestão capaz de melhorar a qualidade da descentralização e da execução dos recursos da saúde. 2020. 38 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Orçamento e Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Examinam-se aqui a Tomada de Conta Especial via sistema e-TCE do TCU, com suas legislações, o qual teve o objetivo por meio de pesquisa de dados retirados deste sistema nos anos de 2018 e 2019 que vários processos, especificamente de convênios poderiam ter um destino diferente que não fosse o dano ao erário, se os gestores fossem mais bem capacitados e houvesse mais investimentos tecnológicos nos municípios. Essa proposta é embasada em artigos e estudos de vários autores que estão no processo que relata também os desafios e problemas dos gestores que muitas vezes não conseguem resolver pela sua incapacidade técnica. O projeto de intervenção então visa qualificar o gestor para que o recurso recebido seja executado de forma correta, levando saúde de qualidade para a população e diminuindo assim as tomadas de contas especiais, onde deverá ser usada somente como medida de exceção e não como medida de apenas punir sem se preocupar com os recursos que não atingiu seu objetivo.
Abstract: We examine here the Special Account ing via the E-E-TCE system of the TCU, with its legislation, which had the objective through research of data taken from the system in the years 2018 to 2019 that several processes, specifically of agreements could have a different destination other than the damage to the funder, if managers were better trained and there were more technological investments in the municipalities. This proposal is based on articles and studies by several authors who are in the process that also reports the challenges and problems of managers who often cannot solve due to their technical incapacity. The intervention project then aims to qualify the manager so that the received resource is executed correctly, bringing quality health to the population and thus reducing the special accounts taken, where it should be used only as an exception measure and not as a measure of only punishing without worrying about the resources that did not reach its goal.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão Pública, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, Especialização em Orçamento e Políticas Públicas, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Orçamento e Políticas Públicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.