Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27066
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_LeticiaAlmeidaLage_tcc.pdf2,65 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Investigação da contaminação das águas superficiais e subterrâneas no entorno do lixão do município do Novo Gama/GO por meio de análise de parâmetros de qualidade da água e de medição da eletrorresistividade do solo
Autor(es): Lage, Letícia Almeida
Orientador(es): Minoti, Ricardo Tezini
Coorientador(es): Koide, Sérgio
Assunto: Resíduos sólidos
Água - qualidade
Água - poluição
Solos - poluição
Data de apresentação: 12-Dez-2019
Data de publicação: 29-Mar-2021
Referência: LAGE, Letícia Almeida. Investigação da contaminação das águas superficiais e subterrâneas no entorno do lixão do município do Novo Gama/GO por meio de análise de parâmetros de qualidade da água e de medição da eletrorresistividade do solo. 2019. x, 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A disposição final de resíduos sólidos de maneira inadequada ainda é um problema grave no Brasil. Em locais como os lixões a céu aberto, um dos principais problemas ocorre durante as precipitações, quando a água da chuva entra em contato com o chorume proveniente da decomposição dos resíduos sólidos, aumentando enormemente o volume de lixiviado ou percolado e transportando esse líquido contaminante ao longo da bacia hidrográfica da região e também ao longo do solo, podendo atingir as águas subterrâneas. No município goiano do Novo Gama, o atual local de disposição final de resíduos sólidos é um lixão sem nenhuma medida de proteção ao ambiente ou à saúde pública. Para avaliar, de maneira preliminar, os impactos gerados pelo Lixão, foram realizadas coletas de amostras de água de nascentes e córregos localizados em áreas próximas ao lixão e feitas análises laboratoriais de acordo com parâmetros físicos-químicos e biológicos de qualidade da água para avaliação da contaminação das águas superficiais. Utilizou-se, também, um método indireto de avaliação da contaminação das águas subterrâneas do local, baseado no levantamento geofísico de eletrorresistividade do solo. Por fim, como forma de realizar a caracterização ambiental da região de estudo, foram confeccionados mapas de topografia, tipos de solos, delimitação das microbacias e uso e ocupação do solo. Alguns dos dados obtidos nas campanhas de coleta de amostra de água superficial corroboraram a hipótese de contaminação dos córregos por lixiviado advindo do Lixão, como os elevados valores de condutividade elétrica nos pontos Jacobina e Riacho Doce 3 e a presença de cloreto nesses dois córregos. Além disso, na análise geofísica pelo método da eletrorresistividade, as faixas de baixa resistividade obtidas coincidiram com os locais de contaminação esperados, e a contaminação mais profunda nas linhas A e B do que nas linhas C e D corroboraram a hipótese de contaminação mais antiga nas linhas iniciais. Por fim, pelo mapeamento da área, foi possível reforçar os riscos que os córregos, nascentes e zonas rurais próximos correm de serem contaminados por lixiviado advindo do Lixão.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Ambiental



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.