Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias | - |
dc.contributor.author | Lima, Millena Cordeiro Matos de | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Millena Cordeiro Matos de. Censura em biblioteca escolar na perspectiva dos bibliotecários. 2020. 77 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | A censura no Brasil ocorre desde o período colonial, de acordo com a literatura
especializada, com o impedimento de divulgação de notícias, livros, de pessoas se manifestarem
por meio da fala e artisticamente. Na Ditadura Militar, livros considerados com viés político de
“esquerda” não eram adquiridos nas bibliotecas. Mesmo após esse regime, as bibliotecas ainda
sofrem com censura por parte de quem tem poder em ambientes bibliotecários. Isso pode
acontecer por parte do próprio profissional, por autoridades governamentais, pressões
individuais ou de grupos, por meios jurídicos, por questões ideológicas, entre outros. Este
trabalho tem como objetivo analisar a percepção do bibliotecário acerca da questão da censura
em bibliotecas escolares do ensino fundamental e ensino médio. A metodologia tem abordagem
qualitativa, realizada por meio de questionário on-line para os bibliotecários escolares do Brasil.
Os resultados mostram que existe censura em bibliotecas escolares que partem do próprio
bibliotecário e até mesmo da própria instituição em que a biblioteca está inserida. Os
bibliotecários escolares apresentaram os motivos para a censura ocorrer nesses ambientes,
como obras contendo sexualidade e nudez, figuras abstratas, seres fantásticos e bruxas,
conteúdo político, entre outros. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bibliotecas escolares | pt_BR |
dc.subject.keyword | Censura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Livros proibidos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bibliotecários | pt_BR |
dc.title | Censura em biblioteca escolar na perspectiva dos bibliotecários | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-03-20T13:35:19Z | - |
dc.date.available | 2021-03-20T13:35:19Z | - |
dc.date.submitted | 2020-12-11 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/27036 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Censorship in school libraries is not widely divulged in the press, although literature
addresses censorship in libraries in general. Censorship in Brazil occurs since the colonial
period, according to the specialized literature, with the obstruction of dissemination of news,
books and people from manifesting themselves through speech and artistically. In the military
dictatorship, books considered as “leftist” ideology were not acquired in libraries. Even after
this regime, libraries still suffer from censorship by those who have power in library
environments. It can be done by the professional himself, by government authorities, individual
or group pressures, by legal means, by ideological issues, among others. Therefore, this work
aims to analyze the perception of the librarian about the issue of censorship in elementary and
high school libraries. In this study, the qualitative approach was used as a methodology,
conducted through an online questionnaire for school librarians in Brazil. The results showed
that currently there is censorship in school libraries which start from the librarian himself and
even by the very institution from which the library is part of. School librarians presented some
reasons for censorship to happen in these environments, such as works containing sexuality and
nudity, abstract figures, fantastic beings and witches, political content, among others. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Biblioteconomia
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