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Título: Gestão e turismo : o desafiador processo de inovar
Autor(es): Lopes, Amanda Souza
Orientador(es): Wiesinieski, Lívia Cristina Barros da Silva
Assunto: Turismo
Parques de diversões
Inovação em serviços
Brasília (DF) - turismo
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 19-Mar-2021
Referência: LOPES, Amanda Souza. Gestão e turismo: o desafiador processo de inovar. 2020. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020
Resumo: As transformações do Turismo resultantes da evolução humana reafirmam as incertezas da gestão do setor. O modo globalizado de produzir e/ou consumir serviços e produtos turísticos tem reformulado as instituições, enfatizando como estas instituições devem permanecer inovadoras. A disseminação do novo coronavírus é um exemplo latente que reafirma essa percepção, de como as instituições não estão totalmente preparadas para repentinas crises, fortalecendo o questionamento do desafio de reestruturação do turismo pós pandemia. Por conseguinte, o objetivo geral deste trabalho é analisar o processo de inovação como modelo de desenvolvimento na gestão da atividade turística, em especial na gestão de parques. Para tanto, a base teórica deste estudo fundamenta-se em referenciais de livros, artigos e entrevistas, que abordam a temática da gestão inovadora implicada no fenômeno turístico. Considerando as particularidades do tema, os procedimentos metodológicos estabelecidos foram a pesquisa qualitativa e a descritiva. Os resultados evidenciam que o futuro promissor do setor depende de diversos fatores intimamente ligados à gestão da inovação, à medida em que é a inovação que traz resultados positivos, surpreendentes e lucrativos.
Abstract: The transformations of Tourism that result from human evolution reaffirm the uncertainties of the sector's management. The globalized way of producing and/or consuming services and tourism products has reshaped the institutions, emphasizing how these institutions must remain innovative. The spread of the new coronavirus is a latent example that reaffirms this perception, how institutions are not fully prepared for sudden crises, strengthening the questioning of the challenge of restructuring post-pandemic tourism. Therefore, the general objective of this work is to analyze the innovation process as a development model in the management of tourism activity, especially in the management of parks. To do that, the theoretical basis of this study is based on references from books, articles and interviews, which address the theme of innovative management involved in the tourist phenomenon. Considering the particularities of the theme, the methodological procedures established were qualitative and descriptive research. The results show that the promising future of the sector depends on several factors closely linked to innovation management, as it is innovation that brings positive, surprising and profitable results.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2020.
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