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dc.contributor.advisorWiesinieski, Cristina Barros da Silva-
dc.contributor.authorSantos, Paula Schulz dos-
dc.identifier.citationSANTOS, Paula Schulz dos. “Bate palmas com vontade, faz de conta que é turista”: as possibilidades da política pública de turismo sob a ótica da nova Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). 2020. 131 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2020.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo analisar os efeitos práticos das políticas públicas da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) a partir de sua mudança de natureza jurídica ocorrida em maio de 2020. Para tanto, foram analisados os documentos resultantes do Estudo para Definição de Estratégias Inovadoras para a Promoção Turística Internacional, contratado pela Embratur e realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), junto à pesquisa de Caracterização e Dimensionamento do Turismo Internacional no Brasil 2013- 2017, publicada pelo Ministério do Turismo (MTur) e executada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE). Para isso, utilizou-se metodologia de caráter qualitativo e exploratório, considerando os preceitos da Análise Documental, Pesquisa Avaliativa e Análise de Conteúdo. Os resultados esperados foram: expor o histórico do planejamento em turismo como política pública, entender o que diferencia a agência da autarquia e da empresa pública e realizar análises sobre os dados coletados, relacionando-os às ações executadas pela Embratur nos últimos 18 meses. A pesquisa resultou na conclusão de que a alteração de natureza jurídica da Embratur representa um grande avanço para o turismo no Brasil, possibilitando a elaboração de políticas públicas com mais recursos financeiros, mais autonomia e de maneira mais inovadora. Porém, o que se observa são ações não coordenadas, inferiores ao seu potencial e menos impactantes do que o previsto nos estudos realizados pela Fundação Getúlio Vargas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTurismo - políticas públicaspt_BR
dc.subject.keywordEMBRATURpt_BR
dc.subject.keywordTurismo - legislaçãopt_BR
dc.subject.keywordMarketing - estratégiaspt_BR
dc.title“Bate palmas com vontade, faz de conta que é turista” : as possibilidades da política pública de turismo sob a ótica da nova Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-03-19T14:47:13Z-
dc.date.available2021-03-19T14:47:13Z-
dc.date.submitted2020-12-10-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/27016-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The present work aims to understand what are the practical effects on public policies of the Brazilian Agency for International Tourism Promotion (Embratur) from its change of legal nature that occurred in May 2020. To this end, the documents examined from the Estudo para Definição de Estratégias Inovadoras para a Promoção Turística Internacional, hired by Embratur and carried out by Fundação Getúlio Vargas (FGV), together with the research on the Caracterização e Dimensionamento do Turismo Internacional no Brasil 2013-2017, 2013 published by Brazil’s Ministry of Tourism (MTur) and executed by the Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE). For this, the qualitative and exploratory methodology was used, considering the precepts of Document Analysis, Evaluative Research and Content Analysis. The expected results were: to expose the history of tourism planning as a public policy, to understand what differentiates the agency from the autarchy and the public company and to carry out analyzes on the data collected, relating them to the actions carried out by Embratur in the last 18 months. The research resulted in the conclusion that Embratur’s legal nature change represents a great progress for Brazil’s tourism, enabling the creation of public policies with more financial resources, greater autonomy and in a more innovative way. However, it is observed that the actions are not coordinated, inferior to its potential and less impactful than what was predicted in the Fundação Getúlio Vargas studies.pt_BR
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