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Título: Entreartes : uma proposta de mediação acessível e multissensorial
Autor(es): Medina, Mariana de Almeida
Orientador(es): Vigata, Helena Santiago
Assunto: Acessibilidade
Exposições de arte
Data de apresentação: 6-Dez-2019
Data de publicação: 19-Mar-2021
Referência: MEDINA, Mariana de Almeida. Entreartes: uma proposta de mediação acessível e multissensorial. 2019. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Línguas Estrangeiras Aplicadas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A acessibilidade no meio cultural vem ganhando cada vez mais visibilidade. Museus no Brasil e no mundo estão adotando iniciativas de acessibilidade e investindo em recursos acessíveis. Contudo, o princípio do Desenho Universal expande o conceito de arte acessível, pois visa a idealização de projetos que desde o início pensam em diferentes públicos, sem a necessidade de adaptações posteriores. Neste trabalho exploramos a proposta da visita mediada como uma forma de proporcionar uma experiência cultural mais significativa e acessível a públicos com diversidade funcional inserida no contexto do projeto Entreartes: uma exposição multissensorial. A concepção do projeto teve a acessibilidade e inclusão como pauta, visando atender todos públicos. A multissensorialidade foi um recurso usado como meio acessibilizador das obras através de interação com as mesmas e/ou com objetos mediadores multissensoriais. A mediação foi tratada como uma ponte entre o visitante e as obras, com o objetivo de fomentar reflexões sobre os temas trabalhados na exposição. As visitas realizadas e relatadas no presente trabalho refletiram o impacto da interação e da mediação na construção de conhecimento em um momento de conscientização e aprendizado através da arte. Por fim, esperamos que mais projetos culturais explorem a possibilidade da multissensorialidade como forma de acessibilidade, bem como a mediação como veículo de conscientização sobre o tema.
Abstract: Accessibility in the cultural environment is gaining more and more visibility. Museums in Brazil and around the world are taking on accessibility initiatives and investing in accessible resources. However, the principle of Universal Design expands the concept of accessible art, since it aims at the idealization of projects that from the beginning think of different audiences, without the need for later adaptations. In this paper, we explore the proposal of mediated visits as a way to provide a more meaningful cultural accessible experience to audiences with functional diversity within the context of the project Entreartes: a multi-sensory exhibition. The project’s conception had accessibility and inclusion as an agenda, aiming to reach all audiences. Multisensoriality was a resource used as a way to make pieces accessible through interaction with them and / or with multi-sensory mediator objects. The mediation was treated as a bridge between the visitor and the works, with the aim of fostering reflections on the themes shown in the exhibition. The visits made and reported in the present work reflected the impact of interaction and mediation in the construction of knowledge in a moment of awareness and learning through art. Finally, we hope that more cultural projects will explore the possibility of multisensoriality as a form of accessibility, as well as mediation as a vehicle for raising awareness about the theme.
Resumén: L'accessibilité dans l'environnement culturel gagne de plus en plus de visibilité. Les musées du Brésil et du monde adoptent des initiatives d'accessibilité et investissent dans des ressources accessibles. Cependant, le principe de Conception Universelle élargit le concept d'art accessible, car il vise l'idéalisation de projets qui, dès le début, pensent à des publics différents, sans qu'il soit nécessaire de les adapter ultérieurement. Dans cet article, nous explorons la proposition de la visite médiatisée en tant que moyen de fournir une expérience culturelle plus significative et accessible au public avec diversité fonctionnelle dans le contexte du projet Entreartes: une exposition multisensorielle. La conception du projet avait pour objectif l’accessibilité et l’inclusion, et visait à servir tous les publics. La multisensorialité était une ressource utilisée pour rendre les œuvres accessibles par une interaction avec ellesmêmes et / ou avec des objets médiateurs multisensoriels. La médiation a été traitée comme un pont entre le visiteur et les œuvres, dans le but de susciter une réflexion sur les thèmes abordés dans l’exposition. Les visites effectuées et rapportées dans le présent travail ont reflété l’impact de l’interaction et de la médiation sur la construction du savoir à un moment de prise de conscience et d’apprentissage par le biais de l’art. Enfin, nous espérons que davantage de projets culturels exploreront la possibilité de la multisensorialité en tant que forme d’accessibilité, ainsi que la médiation en tant que vecteur de sensibilisation à ce thème.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Línguas Estrangeiras Aplicadas ao Multilinguismo e à Sociedade da Informação, 2019.
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