Título: | Entreartes : uma proposta de mediação acessível e multissensorial |
Autor(es): | Medina, Mariana de Almeida |
Orientador(es): | Vigata, Helena Santiago |
Assunto: | Acessibilidade Exposições de arte |
Data de apresentação: | 6-Dez-2019 |
Data de publicação: | 19-Mar-2021 |
Referência: | MEDINA, Mariana de Almeida. Entreartes: uma proposta de mediação acessível e multissensorial. 2019. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Línguas Estrangeiras Aplicadas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | A acessibilidade no meio cultural vem ganhando cada vez mais visibilidade. Museus
no Brasil e no mundo estão adotando iniciativas de acessibilidade e investindo em
recursos acessíveis. Contudo, o princípio do Desenho Universal expande o conceito
de arte acessível, pois visa a idealização de projetos que desde o início pensam em
diferentes públicos, sem a necessidade de adaptações posteriores. Neste trabalho
exploramos a proposta da visita mediada como uma forma de proporcionar uma
experiência cultural mais significativa e acessível a públicos com diversidade
funcional inserida no contexto do projeto Entreartes: uma exposição multissensorial.
A concepção do projeto teve a acessibilidade e inclusão como pauta, visando
atender todos públicos. A multissensorialidade foi um recurso usado como meio
acessibilizador das obras através de interação com as mesmas e/ou com objetos
mediadores multissensoriais. A mediação foi tratada como uma ponte entre o
visitante e as obras, com o objetivo de fomentar reflexões sobre os temas
trabalhados na exposição. As visitas realizadas e relatadas no presente trabalho
refletiram o impacto da interação e da mediação na construção de conhecimento em
um momento de conscientização e aprendizado através da arte. Por fim, esperamos
que mais projetos culturais explorem a possibilidade da multissensorialidade como
forma de acessibilidade, bem como a mediação como veículo de conscientização
sobre o tema. |
Abstract: | Accessibility in the cultural environment is gaining more and more visibility. Museums
in Brazil and around the world are taking on accessibility initiatives and investing in
accessible resources. However, the principle of Universal Design expands the
concept of accessible art, since it aims at the idealization of projects that from the
beginning think of different audiences, without the need for later adaptations. In this
paper, we explore the proposal of mediated visits as a way to provide a more
meaningful cultural accessible experience to audiences with functional diversity within
the context of the project Entreartes: a multi-sensory exhibition. The project’s
conception had accessibility and inclusion as an agenda, aiming to reach all
audiences. Multisensoriality was a resource used as a way to make pieces
accessible through interaction with them and / or with multi-sensory mediator objects.
The mediation was treated as a bridge between the visitor and the works, with the
aim of fostering reflections on the themes shown in the exhibition. The visits made
and reported in the present work reflected the impact of interaction and mediation in
the construction of knowledge in a moment of awareness and learning through art.
Finally, we hope that more cultural projects will explore the possibility of
multisensoriality as a form of accessibility, as well as mediation as a vehicle for
raising awareness about the theme. |
Resumén: | L'accessibilité dans l'environnement culturel gagne de plus en plus de visibilité. Les
musées du Brésil et du monde adoptent des initiatives d'accessibilité et investissent
dans des ressources accessibles. Cependant, le principe de Conception Universelle
élargit le concept d'art accessible, car il vise l'idéalisation de projets qui, dès le début,
pensent à des publics différents, sans qu'il soit nécessaire de les adapter
ultérieurement. Dans cet article, nous explorons la proposition de la visite médiatisée
en tant que moyen de fournir une expérience culturelle plus significative et accessible
au public avec diversité fonctionnelle dans le contexte du projet Entreartes: une
exposition multisensorielle. La conception du projet avait pour objectif l’accessibilité
et l’inclusion, et visait à servir tous les publics. La multisensorialité était une
ressource utilisée pour rendre les œuvres accessibles par une interaction avec ellesmêmes et / ou avec des objets médiateurs multisensoriels. La médiation a été traitée
comme un pont entre le visiteur et les œuvres, dans le but de susciter une réflexion
sur les thèmes abordés dans l’exposition. Les visites effectuées et rapportées dans le
présent travail ont reflété l’impact de l’interaction et de la médiation sur la
construction du savoir à un moment de prise de conscience et d’apprentissage par le
biais de l’art. Enfin, nous espérons que davantage de projets culturels exploreront la
possibilité de la multisensorialité en tant que forme d’accessibilité, ainsi que la
médiation en tant que vecteur de sensibilisation à ce thème. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Línguas Estrangeiras Aplicadas ao Multilinguismo e à Sociedade da Informação, 2019. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Letras - Línguas Estrangeiras Aplicadas
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.