Título: | Feito aqui : uma oficina colaborativa de artesãos |
Autor(es): | Vivas, Thaís Andrade |
Orientador(es): | Siqueira, Nayara Moreno de |
Assunto: | Design Identidade cultural Artesanato Criatividade |
Data de apresentação: | 21-Nov-2019 |
Data de publicação: | 14-Mar-2021 |
Referência: | VIVAS, Thaís Andrade. Feito aqui: uma oficina colaborativa de artesãos. 2019. 81 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | Em meio a formatos de produção e consumo exacerbados se faz necessário
repensar quais sãos as reais necessidades do ser humano no ambiente em que
ele vive. A facilidade de compra e a criação de objetos em larga escala são
resultado de um sistema muitas vezes voltado para o lucro, onde dificilmente
existe respeito e entendimento quanto a quem faz e quem compra esses
produtos. Tais formatos afetam os seres humanos em seus aspectos sociais,
econômicos, culturais e identitários. Os processos de fabricação atuais adoecem o
trabalhador ao mesmo tempo em que tira do consumidor a capacidade de
significar as coisas com que ele se relaciona. Incentivar o ato de fazer com as
mãos significa não só propor um formato que atua em contrapartida a esses
problemas, como também significa cuidar da identidade e saberes locais da
sociedade. Sistemas resilientes, criados e desenvolvidos por pessoas que vivem o
contexto em questão são uma alternativa possível e necessária.
Este projeto é voltado para São João del Rei - MG, cidade histórica repleta de
tecelões e marceneiros. Assim como a cidade, estes atores carregam patrimônios
da humanidade e, consequentemente, necessitam de um formato alternativo de
produção e consumo onde exista respeito a essas pessoas e conservação de
seus saberes. Por meio de pesquisas de campo presenciais e à distância, coleta
de informações quanto ao espaço disponível, estudo sobre máquinas e
ferramentas utilizadas pelos artesãos e mapeamento de possíveis atores, surge a
proposta de uma oficina colaborativa de artesãos. Nesta oficina, aplica-se o
conceito de fábrica escola, onde o espaço de criação de artefatos possibilita não
só a produção, como também a formação e aprendizado dessas pessoas. Isso
acontece através da prática e troca de conhecimento constantes dentro de um
formato associativo que fortalece a comunidade, seus laços, identidade e
economia local. |
Abstract: | Amid exacerbated formats of production and consumption, it is necessary to
rethink what are the real needs of the human being in an environment in which he
lives. Ease of purchase and large-scale object creation are the result of an often
profit-driven system where there is hardly any respect and understanding as to
who makes and who buys these products. Such formats affect human beings in
their social, economic, cultural and identity aspects. Today's manufacturing
processes make the worker sick while depriving the consumer of the ability to
mean the things to which he relates. Encouraging hands-on means not only
proposing a format that counteracts these problems, but it also means caring for
the identity and local knowledge of society. Resilient systems created and
developed by people living in the context in question are a possible and necessary
alternative.
This project is for São João del Rei - MG, a historic city full of weavers and
woodworkers. Like the city, these actors carry the heritage of humanity and
consequently need an alternative format of production and consumption where
there is respect for these people and conservation of their knowledge. Through
face-to-face and distance field research, gathering information on available space,
studying machines and tools used by artisans, and mapping potential actors, a
collaborative artisans workshop is proposed. In this workshop, the school factory
concept is applied, where the artifact creation space enables not only the
production, but also the formation and learning of these people. This happens
through constant practice and knowledge exchange within an associative format
that strengthens the community, its ties, identity and local economy. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, Habilitação em Programação Visual e Projeto de Produto, 2019. |
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