Título: | 40 mundos : proposta de game design de um jogo Roguelike de exploração e aventura |
Autor(es): | Marques, Pedro de Almeida |
Assunto: | Design Jogos Roguelike (jogos) – jogabilidade |
Data de apresentação: | 29-Nov-2019 |
Data de publicação: | 14-Mar-2021 |
Referência: | MARQUES, Pedro de Almeida. 40 mundos : proposta de game design de um jogo Roguelike de exploração e aventura. 2019. 147 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | O seguinte relato propõe a criação e desenvolvimento de um jogo para
computadores, do gênero Roguelike, com elementos de ação e exploração e temática de
ficção científica. Tendo como base de produção os estudos de Jesse Schell e sua tétrade
elementar somados à abordagem prática do MDA, criou-se uma abordagem de projeto
voltado à experiência do jogador, por onde extraíram-se objetivos específicos ao projeto.
Usando os quatro elementos da tétrade de schell, separaram-se as estruturas fundamentais
do jogo, mecânica, estética, tecnologia e narrativa, criando um padrão de relato que foi
utilizado durante a pesquisa, ideação e finalização do produto. Foram realizadas pesquisas
referenciais em cada um dos quatro campos visando a criação de requisitos específicos
para suas respectivas etapas de desenvolvimento, enquadradas então na criação de um
produto mínimo viável aos recursos disponíveis ao projeto. Uma vez concluídas as
delimitações de requisitos, foram iniciadas as etapas de ideação e geração de alternativas,
visando a implementação dentro de um produto final. Visando enquadrar-se dentro das
características do gênero Roguelike, e seguindo práticas voltada a experiência, foram feitas
diversas iterações de jogo, seguindo organicamente a produção individual das etapas,
resultando em um produto coeso, capaz de cumprir os objetivos e requisitos propostos,
enquanto dentro da lógica de criação voltada à experiência e as delimitações de escopo
necessárias. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, Habilitação em Programação Visual e Projeto de Produto, 2019. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Design
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.