Título: | Deixe fluir : projetando experiências significativas para empreendedorismo em arte e design |
Autor(es): | Morais, Lais Pedrita Nascimento de |
Orientador(es): | Oliveira, Ana Mansur de |
Assunto: | Design Empreendedorismo |
Data de apresentação: | 28-Nov-2019 |
Data de publicação: | 12-Mar-2021 |
Referência: | MORAIS, Lais Pedrita Nascimento de. Deixe fluir: projetando experiências significativas para empreendedorismo em arte e design. 2019. 74 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | Esse projeto tem como base construtiva o design de experiências, utilizado de
maneira livre e poética para o desenvolvimento da marca Lais Pedrita: deixe fluir e
seus pontos de contato. Uma marca de ilustrações e produtos que tem como
objetivo causar reflexão e encantamento nas pessoas através da arte e das coisas
feitas com cuidado, trazendo momentos de leveza e verdade para o dia a dia.
O método projetual conta com três fases de pesquisa, sendo a primeira delas
um mergulho no universo da artista, com o objetivo de entender o porquê desse
projeto e encontrar camadas conceituais profundas que o sustentem, além de
entender as intenções da marca a curto, médio e longo prazo. A segunda fase de
pesquisa é uma análise bibliográfica sobre design experiências, para obter melhor
compreensão sobre o tema e aplicar suas ferramentas com maior propriedade e de
maneira não enrijecida. Por fim, há uma imersão na estratégia de duas grandes
marcas, Apple e Farm, estudos de caso para analisar como suas experiências
funcionam na prática.
Após a análise das pesquisas, entendeu-se que para criar as experiências de
maneira mais consistente, o primeiro passo seria definir os conceitos da marca Lais
Pedrita: deixe fluir, e desenvolver como primeiro ponto de contato um sistema de
identidade visual que dê suporte às experiências a serem criadas posteriormente.
Com a marca pronta, o caminho ficou aberto para a criação das outras
experiências, sendo uma delas a montagem de uma intervenção artística, que
utilizou os mesmos conceitos desenvolvidos na identidade visual, porém articulados
de maneira diferente, saindo do virtual e aproximando o público do universo da
artista de forma mais palpável. Também foi montada uma estratégia de posts para o
instagram, a fim de compartilhar o DNA da marca com o público, além de visar um
crescimento de mercado.
Assim, pretende-se com esse projeto pré-estabelecer uma via de criação de
experiências consistentes, baseadas em um estudo conceitual aprofundado da
marca. Visando sempre a disseminação do seu propósito de maneira eficaz,
ganhando espaço no mercado e gerando retorno financeiro. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, Habilitação em Programação Visual e Projeto de Produto, 2019. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Design
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.