Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26983
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_CarlioneRamos_tcc.pdf2,67 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Diário de passagem : poética de um corpo habitado
Autor(es): Ramos, Carlione
Orientador(es): Siqueira, Nayara Moreno de
Assunto: Escolas públicas
Design
Participação estudantil na educação
Data de apresentação: 28-Nov-2019
Data de publicação: 12-Mar-2021
Referência: RAMOS, Carlione. Diário de passagem: poética de um corpo habitado. 2019. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Ao pensarmos sobre a identidade de uma escola, logo nos remetemos à grade curricular, práticas, vivências e atividades que ocorrem todos os dias em salas de aula e corredores. Inserir um diário no contexto didático permite o registro dessas atividades a partir do olhar de cada estudante, professor ou funcionário que participa do espaço escolar. Como um corpo, a escola respira e necessita que cada indivíduo que por ela transita esteja aberto a experimentar, vivenciar e se sentir seguro para falar de si e dos seus sentimentos. A proposta do diário de passagem é alcançar cada um destes sujeitos por meio de rodas de conversa, oficinas práticas e conceitualização de ideias através do design. Neste projeto piloto, as imagens seguem um percurso de criações que se desdobra imerso em histórias de vida, relacionamentos e experiências durante as várias fases da minha vida como artista e arte educadora. Para facilitar o processo, usei como referência cartas de tarô e suas relações com as simbologias divinas e a vida real. Além das cartas, este texto pretende se inspirar nas cores e sentimentos encontrados nos trabalhos de dois artistas muito importantes no cenário brasileiro das artes visuais: Rosana Paulino e Leonilson. O projeto piloto de um diário de passagem propõe o design de um objeto voltado para pessoas que sentem a necessidade de se expressar, contar suas histórias por meio da utilização de técnicas como costura, colagem, desenho, escrita e tantas outras formas de criação. A ideia é poder atender pessoas com dificuldades para manter relações sociais ou em processo depressivo a encontrar um caminho mais leve, criativo e fluido para lidar com estas questões. Baseado em pesquisas bibliográficas focadas em design emocional e de experiências, a proposta é construir um diário que materialize elementos para a representação simbólica dos corpos e dos seus sentimentos nas escolas públicas.
Abstract: When we think about the identity of a school, we soon refer to the curriculum, practices, experiences and activities that occur every day in classrooms and corridors. Inserting a diary in the didactic context allows the recording of these activities from the eyes of each student, teacher or employee who participates in the school space. As a body, the school breathes and needs every individual who travels through it to be open to experiencing, experiencing and feeling safe to talk about themselves and their feelings. The purpose of the changeover diary is to reach each of these subjects through conversation wheels, practical workshops and conceptualization of ideas through design. In this pilot project, the images follow a path of creations that unfolds immersed in life stories, relationships and experiences during the various stages of my life as an artist and art educator. To make the process easier, I used tarot cards and their relationships to divine symbols and real life as a reference. In addition to the letters, this text aims to be inspired by the colors and feelings found in the works of two very important artists in the Brazilian visual arts scene: Rosana Paulino and Leonilson. The pilot project of a passing journal proposes the design of an object aimed at people who feel the need to express themselves, tell their stories through the use of techniques such as sewing, collage, drawing, writing and many other forms of creation. The idea is to be able to meet people with difficulties to maintain social relations or in a depressed process to find a lighter, creative and fluid way to deal with these issues. Based on bibliographic research focused on emotional design and experiences, the proposal is to build a diary that materializes elements for the symbolic representation of bodies and their feelings in public schools.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, Habilitação em Programação Visual e Projeto de Produto, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Design



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.