Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Siqueira, Nayara Moreno de | - |
dc.contributor.author | Ramos, Carlione | - |
dc.identifier.citation | RAMOS, Carlione. Diário de passagem: poética de um corpo habitado. 2019. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, Habilitação em Programação Visual e Projeto de Produto, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Ao pensarmos sobre a identidade de uma escola, logo nos remetemos à grade curricular,
práticas, vivências e atividades que ocorrem todos os dias em salas de aula e corredores.
Inserir um diário no contexto didático permite o registro dessas atividades a partir do olhar de
cada estudante, professor ou funcionário que participa do espaço escolar. Como um corpo, a
escola respira e necessita que cada indivíduo que por ela transita esteja aberto a experimentar,
vivenciar e se sentir seguro para falar de si e dos seus sentimentos. A proposta do diário de
passagem é alcançar cada um destes sujeitos por meio de rodas de conversa, oficinas práticas
e conceitualização de ideias através do design.
Neste projeto piloto, as imagens seguem um percurso de criações que se desdobra imerso em
histórias de vida, relacionamentos e experiências durante as várias fases da minha vida como
artista e arte educadora. Para facilitar o processo, usei como referência cartas de tarô e suas
relações com as simbologias divinas e a vida real. Além das cartas, este texto pretende se
inspirar nas cores e sentimentos encontrados nos trabalhos de dois artistas muito importantes
no cenário brasileiro das artes visuais: Rosana Paulino e Leonilson.
O projeto piloto de um diário de passagem propõe o design de um objeto voltado para pessoas
que sentem a necessidade de se expressar, contar suas histórias por meio da utilização de
técnicas como costura, colagem, desenho, escrita e tantas outras formas de criação. A ideia é
poder atender pessoas com dificuldades para manter relações sociais ou em processo
depressivo a encontrar um caminho mais leve, criativo e fluido para lidar com estas questões.
Baseado em pesquisas bibliográficas focadas em design emocional e de experiências, a
proposta é construir um diário que materialize elementos para a representação simbólica dos
corpos e dos seus sentimentos nas escolas públicas. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas públicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Design | pt_BR |
dc.subject.keyword | Participação estudantil na educação | pt_BR |
dc.title | Diário de passagem : poética de um corpo habitado | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-03-12T02:33:24Z | - |
dc.date.available | 2021-03-12T02:33:24Z | - |
dc.date.submitted | 2019-11-28 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/26983 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | When we think about the identity of a school, we soon refer to the curriculum, practices,
experiences and activities that occur every day in classrooms and corridors. Inserting a diary
in the didactic context allows the recording of these activities from the eyes of each student,
teacher or employee who participates in the school space. As a body, the school breathes and
needs every individual who travels through it to be open to experiencing, experiencing and
feeling safe to talk about themselves and their feelings. The purpose of the changeover diary
is to reach each of these subjects through conversation wheels, practical workshops and
conceptualization of ideas through design.
In this pilot project, the images follow a path of creations that unfolds immersed in life
stories, relationships and experiences during the various stages of my life as an artist and art
educator. To make the process easier, I used tarot cards and their relationships to divine
symbols and real life as a reference. In addition to the letters, this text aims to be inspired by
the colors and feelings found in the works of two very important artists in the Brazilian visual
arts scene: Rosana Paulino and Leonilson.
The pilot project of a passing journal proposes the design of an object aimed at people who
feel the need to express themselves, tell their stories through the use of techniques such as
sewing, collage, drawing, writing and many other forms of creation. The idea is to be able to
meet people with difficulties to maintain social relations or in a depressed process to find a
lighter, creative and fluid way to deal with these issues. Based on bibliographic research
focused on emotional design and experiences, the proposal is to build a diary that
materializes elements for the symbolic representation of bodies and their feelings in public
schools. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Design
|