Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2697
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_JoseRobertoEvangelistaCamposLima.pdf356,45 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Yama no Oto e Nemureru Bijo : a figura do velho em Kawabata
Autor(es): Lima, José Roberto Evangelista Campos
Orientador(es): Natili, Donatella
Assunto: Literatura japonesa
Literatura e sociedade
Personagens literários
Velhice
Data de apresentação: 2-Dez-2011
Data de publicação: 31-Jan-2012
Referência: LIMA, José Roberto Evangelista Campos. Yama no Oto e Nemureru Bijo: a figura do velho em Kawabata. 2011. 66 f. Monografia (Licenciatura em Letras - Japonês)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O foco deste trabalho é a compreensão da figura do velho nas obras de Kawabata Yasunari, com especial atenção à sua fonte de influência, pela análise de Nemureru Bijo (1961) e Yama no Oto (1954), duas obras literárias japonesas de grande relevância, onde a figura do velho está em evidência nos personagens principais, idosos. A análise efetuada teve como hipótese que essa influência poderia advir de três fontes: a visão da sociedade em que viveu; a convivência com o avô durante a infância e a adolescência e, por fim, a visão do próprio escritor. Como já exposto acima, o objeto da análise foram duas obras de Kawabata que tem um idoso como personagem principal: Yama no Oto e Nemureru Bijo. Dessa análise veio a constatação, em Yama no Oto, dos três elementos muito presentes, sendo abordada a questão da organização da família alterando a beleza e a pureza presentes na juventude e elementos do idoso em si, remetidos à figura do seu avô.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Curso de Literatura em Língua Japonesa, Projeto de Conclusão de curso em Literatura Japonesa, 2011.
Aparece na Coleção:Letras - Japonês



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons