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dc.contributor.advisorBurini, Bruno Corrêa-
dc.contributor.authorViriato, Sérgio Garcia-
dc.identifier.citationVIRIATO, Sérgio Garcia. Entre a coisa julgada administrativa e a possibilidade de reforma judicial de decisões da administração pública no Brasil. 2020. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2020.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho se propõe a examinar os critérios utilizados pelo Poder Judiciário para a apreciação de matéria já discutida em esfera administrativa e a possibilidade de sua consequente revisão. Para tal, será feita uma análise do conceito de coisa julgada e da aplicação deste instituto processual no ordenamento jurídico brasileiro, com o intuito de observar se esse poderia ser empregado no âmbito do Direito Administrativo e consequentemente ao processo administrativo, analisando, primeiramente, como a doutrina atual entende tal fenômeno; para depois operacionalizá-lo ante ao contexto do sistema jurisdicional adotado no país, em consequência ao princípio da inafastabilidade do controle judicial. Isso, por meio do estudo do poder de reapreciação de matéria discutida administrativamente e das causas apontadas pela doutrina como razão para a ocorrência de eventual revisibilidade. Outrossim, serão brevemente apontados possíveis impactos gerados pela inexistência de critérios específicos e/ou precedentes balizadores do exercício do controle jurisdicional aplicados à Administração Pública.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCoisa julgadapt_BR
dc.subject.keywordPoder Judiciáriopt_BR
dc.subject.keywordDireito administrativopt_BR
dc.subject.keywordRevisão judicialpt_BR
dc.subject.keywordAdministração públicapt_BR
dc.titleEntre a coisa julgada administrativa e a possibilidade de reforma judicial de decisões da administração pública no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-03-05T18:51:07Z-
dc.date.available2021-03-05T18:51:07Z-
dc.date.submitted2020-12-18-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/26933-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The present work proposes to examine the criteria utilized by the judiciary power for the appreciation of the matter already discussed in the administrative state section and the possibility of consequently reforming this decision. For this to be achieved, an analysis of the concept of res judicata and the application of this procedural institute in the brazilian legal system will be performed, with the intention of observing if this could be applied in the Administrative Law and consequently to the administrative process, analyzing how the current doctrine understands this phenomenon; for it to be operationalized afterwards in the context of the judicial system adopted in the country, in face of the judicial review of the administrative acts. This will be done through the study of the power that allows the courts to review administrative acts, appreciating the matter discussed administratively and of the causes appointed by the doctrine as the reasons of the occurrence of the eventual reversibility of the decision. Likewise, possible impacts generated by the nonexistence of specific criteria and/or judicial precedents capable of marking the judicial review of the Public Administration will be briefly discussed.pt_BR
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