Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Tomaz, Mateus Rocha | - |
dc.contributor.author | Novaes Junior, Robson Lapoente | - |
dc.identifier.citation | NOVAES JUNIOR, Robson Lapoente. Afretamento de embarcações estrangeiras na navegação de cabotagem brasileira: aspectos constitucionais, regulatórios e concorrenciais do PL No 4.199/2020 (“BR do Mar”). 2020. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem por objetivo empreender uma análise crítica do Projeto de Lei no
4.199/2020 (“BR do Mar”) encaminhado pelo Poder Executivo ao Congresso Nacional, no
segundo semestre de 2020, em regime de urgência, e que institui o “Programa de Estímulo ao
Transporte por Cabotagem”. Em primeiro lugar, será feita uma contextualização do setor de
transporte aquaviário, bem como um resgate legislativo das principais normas que o regem.
Em seguida, será abordada, de maneira descritiva, a Resolução Normativa no
01/2015/ANTAQ, por meio da qual, em 2015, a agência buscou regulamentar o afretamento
de embarcações estrangeiras por empresas brasileiras de navegação (“EBNs”). Neste ponto,
serão expostos o trâmite daquela Resolução da ANTAQ e uma série de pareceres e decisões
administrativas que examinaram tecnicamente a sua legalidade e seus possíveis efeitos para o
mercado. Subsequentemente, será explorado o trâmite legislativo do PL no 4.199/2020, desde
o texto-base enviado ao Parlamento pelo Ministério da Infraestrutura até o recentemente
aprovado pela Câmara dos Deputados e enviado ao Senado Federal. O objetivo da pesquisa é,
em síntese, analisar criticamente as novas regras impostas pelo PL no 4.199/2020,
problematizando o seu brevíssimo trâmite legislativo, requerido em regime de urgência pelo
Presidente da República, e questionando as problemáticas técnico-jurídicas, regulatórias e
concorrenciais, potencialmente advindas de referido PL e do seu processo legislativo. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transporte marítimo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Regulação jurídica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Navegação interior | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comércio | pt_BR |
dc.subject.keyword | Concorrência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transporte de carga | pt_BR |
dc.title | Afretamento de embarcações estrangeiras na navegação de cabotagem brasileira : aspectos constitucionais, regulatórios e concorrenciais do PL No 4.199/2020 (“BR do Mar”) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-03-05T18:36:49Z | - |
dc.date.available | 2021-03-05T18:36:49Z | - |
dc.date.submitted | 2020-12-17 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/26930 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The purpose of this paper is to critically analyze Bill no. 4.199/2020 (“BR do Mar”) sent by
the Executive Power to the House of Representatives in the in the second semester of 2020,
on an urgent basis, which established the “Cabotage Transport Stimulus Program”. At first,
the waterway transport sector will be put in to content, as well as its main regulations. Next,
will be descriptively analyzed the Normative Resolution no. 01/2015/ANTAQ, through
which, in 2015, the agency seeked to regulate the chartering of foreigners vessels by Brazilian
navigation companies (“EBNs”). At this point, the procedure and a series of reports and
decisions that reviewed the Resolution will be exposed. Subsequently, the process of Bill no.
4199/2020 will be analyzed, since its first Resolution, until the text approved by the House of
Representatives and sent to Federal Senate. Their justification and guidelines will be
emphasized. The research pretend to critically analyze the new rules delimited by the Bill no.
4199/2020, problematizing it ́s short legislative procedure due to the urgent basis required by
the President. Technical-legal, regulatory and competitive issues arising from the Bill and its
legislative process will be questioned. | pt_BR |
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