Título: | O impacto social do Programa caminhos da cidadania na vida dos(as) adolescentes participantes : avanços e desafios |
Autor(es): | Blanco, Grazielle da Silva |
Orientador(es): | César, Maria Auxiliadora |
Assunto: | Adolescência Vulnerabilidade social Cidadania Programas sociais |
Data de apresentação: | 23-Jul-2020 |
Data de publicação: | 4-Mar-2021 |
Referência: | BLANCO, Grazielle da Silva. O impacto social do Programa caminhos da cidadania na vida dos(as) adolescentes participantes : avanços e desafios. 2020. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | O presente trabalho teve por objetivo analisar o impacto do Programa Caminhos da Cidadania
na vida dos(as) adolescentes participantes, seus avanços e desafios, programa da Secretaria de
Desenvolvimento Social do DF (SEDES), de execução direta nos Centros de Convivência
(CECONS). A partir da metodologia adotada - consulta a documentos norteadores do
Programa; discussão dos conceitos: adolescência, cidadania, risco e vulnerabilidade social;
observação e condução participante; aplicação de questionário a adolescentes inscritos no
Coletivo do CECON de Ceilândia Norte- DF -, o trabalho foi fundamentado em uma análise
relacional. Dessa forma, chegamos a algumas constatações: (a) o Programa configura-se como
um espaço de acolhida e de diálogo e deve ter mais incentivo financeiro e de recursos humanos
para cumprir, de forma efetiva os objetivos propostos; (b) informações valiosas apresentadas
pelos(as) adolescentes demonstraram a importância do trabalho em suas vidas, a necessidade
de discussão de questões de gênero, de desigualdade racial e de cultura do consumismo; (c) a
bolsa financeira mensal de R$ 190,00 paga aos (às) adolescentes participantes é uma segurança
de renda afiançada pela assistência social, mas deveria ser reajustada, uma vez que desde 2011,
o valor pago é o mesmo; (d) o Programa deve ser ampliado para um universo maior de
adolescentes participantes, pois, levando-se em consideração o percentual de adolescentes
participantes, apenas na RA Ceilândia, este número não representa sequer 0,5% da população
na faixa etária compreendida entre 15 e 19 anos. Por fim, consideramos importante a ampliação
do presente estudo, incluindo um universo maior de adolescentes, também os egressos(as) do
Programa, além de depoimentos de seus responsáveis. |
Abstract: | This study aimed to analyze the impact of the Programa Caminhos da Cidadania on the lives of
the participating adolescents, their advances and challenges, the program of the Social
Development Secretariat of the Distrito Federal (SEDES), which is directly implemented at the
Community Centers (CECONS). Based on the adopted methodology - consultation of the
Program's guiding documents; discussion of concepts: adolescence, citizenship, risk and social
vulnerability; participant observation and driving; application of a questionnaire to adolescents
enrolled in the CECON’s Collective of Ceilândia Norte/DF -, the work was reasoned on a
relational analysis. Thus, we come to some findings: (a) the Program is configured as a space
for welcome and dialogue and must have more financial and human resources incentive to
effectively fulfill the proposed objectives; (b) valuable information presented by adolescents
demonstrated the importance of work in their lives, the need to discuss issues of gender, racial
inequality and consumer culture; (c) the R$ 190.00 monthly financial grant paid to participating
teenagers is an income security guaranteed by social assistance, but it should be readjusted, as
since 2011, the amount paid didn’t change; (d) the Program must be extended to a larger group
of participating adolescents, given that the percentage of participating adolescents, only in RA
Ceilândia, this number doesn’t represent even 0.5% of the population in the age range between
15 and 19 years old. Finally, we consider it important to expand the present study, including a
larger group of adolescents, also graduates of the Program, beyond the testimonies from those
responsible for them. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, 2020. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.