Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Paulo César Villela Souto Lopes | - |
dc.contributor.author | Vieira, Lucas Gonçalves Simões | - |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Lucas Gonçalves Simões. Ensino e religião no Brasil: a controvérsia do ensino confessional nas escolas públicas. 2020. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo fazer uma aproximação histórico-crítica acerca
do ensino religioso nas escolas públicas brasileiras. Essa aproximação tem por base
a questão levantada pelo Ministério Público Federal ao ajuizar ação de controle
concentrado de constitucionalidade perante o Supremo Tribunal Federal, qual seja, a
possibilidade ou não de que o ensino religioso tenha caráter confessional, sendo
ministrado nas escolas públicas por representantes de confissões religiosas. A
identidade sociocultural brasileira tem clara orientação religiosa, apesar disso, desde
a queda do Padroado Português e o advento da República Velha, fatos que ganharam
contornos constitucionais em 1891, nossa opção pela laicidade estatal tem se
mantido, ainda que com algumas controvérsias, como a presença de símbolos
religiosos em órgãos públicos. A Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 4439,
ajuizada em 2010, representou uma oportunidade relevante de se assentar, a partir
da interpretação da Constituição Federal de 1988 - reconhecidamente nossa carta
constitucional mais afeita à diversidade e à pluralidade que nos marca enquanto
sociedade -, o efetivo alcance das normas constitucionais que promovem a interface
entre o ambiente republicano que é a escola pública e gratuita e o ensino religioso
confessional, expressão exclusiva de uma ou outra cosmovisão espiritual,
necessariamente. O trabalho se organiza em três seções: um primeiro momento, em
que se buscou mapear os caminhos históricos da legislação constitucional e
infraconstitucional sobre o tema, um segundo, dedicado à reflexão sobre o caráter de
nossa laicidade e, por fim, um terceiro, com um relato do julgamento da já referida ADI
nº 4439. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino religioso | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas públicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Autonomia - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Religião | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Religiosidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Direito à educação | pt_BR |
dc.title | Ensino e religião no Brasil : a controvérsia do ensino confessional nas escolas públicas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-03-04T17:56:06Z | - |
dc.date.available | 2021-03-04T17:56:06Z | - |
dc.date.submitted | 2020-12-15 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/26908 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Direito
|