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dc.contributor.advisorRodrigues, Paulo César Villela Souto Lopes-
dc.contributor.authorVieira, Lucas Gonçalves Simões-
dc.identifier.citationVIEIRA, Lucas Gonçalves Simões. Ensino e religião no Brasil: a controvérsia do ensino confessional nas escolas públicas. 2020. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2020.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo fazer uma aproximação histórico-crítica acerca do ensino religioso nas escolas públicas brasileiras. Essa aproximação tem por base a questão levantada pelo Ministério Público Federal ao ajuizar ação de controle concentrado de constitucionalidade perante o Supremo Tribunal Federal, qual seja, a possibilidade ou não de que o ensino religioso tenha caráter confessional, sendo ministrado nas escolas públicas por representantes de confissões religiosas. A identidade sociocultural brasileira tem clara orientação religiosa, apesar disso, desde a queda do Padroado Português e o advento da República Velha, fatos que ganharam contornos constitucionais em 1891, nossa opção pela laicidade estatal tem se mantido, ainda que com algumas controvérsias, como a presença de símbolos religiosos em órgãos públicos. A Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 4439, ajuizada em 2010, representou uma oportunidade relevante de se assentar, a partir da interpretação da Constituição Federal de 1988 - reconhecidamente nossa carta constitucional mais afeita à diversidade e à pluralidade que nos marca enquanto sociedade -, o efetivo alcance das normas constitucionais que promovem a interface entre o ambiente republicano que é a escola pública e gratuita e o ensino religioso confessional, expressão exclusiva de uma ou outra cosmovisão espiritual, necessariamente. O trabalho se organiza em três seções: um primeiro momento, em que se buscou mapear os caminhos históricos da legislação constitucional e infraconstitucional sobre o tema, um segundo, dedicado à reflexão sobre o caráter de nossa laicidade e, por fim, um terceiro, com um relato do julgamento da já referida ADI nº 4439.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEnsino religiosopt_BR
dc.subject.keywordEscolas públicaspt_BR
dc.subject.keywordAutonomia - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordReligiãopt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordReligiosidadept_BR
dc.subject.keywordDireito à educaçãopt_BR
dc.titleEnsino e religião no Brasil : a controvérsia do ensino confessional nas escolas públicaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-03-04T17:56:06Z-
dc.date.available2021-03-04T17:56:06Z-
dc.date.submitted2020-12-15-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/26908-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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