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Título: Articulações entre análise de políticas públicas e de discurso : representações midiáticas e controle da agenda de educação para a diversidade
Autor(es): Gonzalez, Carolina Gonçalves
Orientador(es): Lionço, Tatiana
Assunto: Políticas públicas educacionais
Análise de discurso
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Diversidade sexual
Data de apresentação: 15-Jul-2020
Data de publicação: 4-Mar-2021
Referência: GONZALEZ, Carolina Gonçalves. Articulações entre análise de políticas públicas e de discurso: representações midiáticas e controle da agenda de educação para a diversidade. 2020. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: No presente artigo, serão articuladas temáticas afetas à Educação em/para Direitos Humanos, Juventude, Infância, Diversidade e Políticas Públicas para as áreas, focalizando, especialmente, as representações midiáticas sobre a presença dos temas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para tanto, serão apresentados os conceitos de Políticas Públicas e Políticas Sociais, as etapas de formulação de agenda e avaliação, um esforço teórico por uma síntese de proposta metodológica de Análise de Políticas Públicas Discursivamente Orientada com a finalidade de analisar o controle da agenda de políticas públicas curriculares que versem sobre gênero, sexualidade e diversidade pela mídia. Para tanto, foram selecionadas quatro manchetes de jornais de mídia hegemônica eletrônica que trazem o sintagma preposicionado “ideologia de gênero” de maneira natrualizada discursivamente, evidenciando, entre outras coisas, uma adesão da mídia hegemônica a discursos neo-conservadores e circunstancializadores de políticas educacionais para infâncias e juventudes.
Abstract: In this article, topics related to Education in/for Human Rights, Youth, Childhood, Diversity and Public Policy will be articulated, focusing on the media representations of the discussions concerning Common National Curriculum Base (BNCC) in Brazil. To this end, the concepts of Public Policies and Social Policies will be present, as well as the stages of agenda formulation and evaluation. A theoretical effort has been made for a methodological synthesis of Discursively Oriented Public Policy Analysis with the purpose of analyzing the control of the policy agenda regarding curricular policies dealing with gender, sexuality, and diversity by the media. To this end, four headlines of electronic hegemonic newspapers were selected. They bring the prepositional syntagma “gender ideology” in a discursively naturalized way, evidencing, among other things, a hegemonic media adherence to neo-conservative discourses on educational policy that circumstantialize childhoods and youths.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Curso de Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade, 2020.
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