Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26904
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_CarolinaGoncalvesGonzalez_tcc.pdf674,07 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorLionço, Tatiana-
dc.contributor.authorGonzalez, Carolina Gonçalves-
dc.identifier.citationGONZALEZ, Carolina Gonçalves. Articulações entre análise de políticas públicas e de discurso: representações midiáticas e controle da agenda de educação para a diversidade. 2020. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Curso de Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade, 2020.pt_BR
dc.description.abstractNo presente artigo, serão articuladas temáticas afetas à Educação em/para Direitos Humanos, Juventude, Infância, Diversidade e Políticas Públicas para as áreas, focalizando, especialmente, as representações midiáticas sobre a presença dos temas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para tanto, serão apresentados os conceitos de Políticas Públicas e Políticas Sociais, as etapas de formulação de agenda e avaliação, um esforço teórico por uma síntese de proposta metodológica de Análise de Políticas Públicas Discursivamente Orientada com a finalidade de analisar o controle da agenda de políticas públicas curriculares que versem sobre gênero, sexualidade e diversidade pela mídia. Para tanto, foram selecionadas quatro manchetes de jornais de mídia hegemônica eletrônica que trazem o sintagma preposicionado “ideologia de gênero” de maneira natrualizada discursivamente, evidenciando, entre outras coisas, uma adesão da mídia hegemônica a discursos neo-conservadores e circunstancializadores de políticas educacionais para infâncias e juventudes.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicas educacionaispt_BR
dc.subject.keywordAnálise de discursopt_BR
dc.subject.keywordBase Nacional Comum Curricular (BNCC)pt_BR
dc.subject.keywordDiversidade sexualpt_BR
dc.titleArticulações entre análise de políticas públicas e de discurso : representações midiáticas e controle da agenda de educação para a diversidadept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2021-03-04T00:45:39Z-
dc.date.available2021-03-04T00:45:39Z-
dc.date.submitted2020-07-15-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/26904-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1In this article, topics related to Education in/for Human Rights, Youth, Childhood, Diversity and Public Policy will be articulated, focusing on the media representations of the discussions concerning Common National Curriculum Base (BNCC) in Brazil. To this end, the concepts of Public Policies and Social Policies will be present, as well as the stages of agenda formulation and evaluation. A theoretical effort has been made for a methodological synthesis of Discursively Oriented Public Policy Analysis with the purpose of analyzing the control of the policy agenda regarding curricular policies dealing with gender, sexuality, and diversity by the media. To this end, four headlines of electronic hegemonic newspapers were selected. They bring the prepositional syntagma “gender ideology” in a discursively naturalized way, evidencing, among other things, a hegemonic media adherence to neo-conservative discourses on educational policy that circumstantialize childhoods and youths.pt_BR
Aparece na Coleção:Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.