Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Lionço, Tatiana | - |
dc.contributor.author | Gonzalez, Carolina Gonçalves | - |
dc.identifier.citation | GONZALEZ, Carolina Gonçalves. Articulações entre análise de políticas públicas e de discurso: representações midiáticas e controle da agenda de educação para a diversidade. 2020. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Curso de Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | No presente artigo, serão articuladas temáticas afetas à Educação em/para Direitos Humanos, Juventude,
Infância, Diversidade e Políticas Públicas para as áreas, focalizando, especialmente, as representações
midiáticas sobre a presença dos temas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para tanto, serão
apresentados os conceitos de Políticas Públicas e Políticas Sociais, as etapas de formulação de agenda e
avaliação, um esforço teórico por uma síntese de proposta metodológica de Análise de Políticas Públicas
Discursivamente Orientada com a finalidade de analisar o controle da agenda de políticas públicas
curriculares que versem sobre gênero, sexualidade e diversidade pela mídia. Para tanto, foram selecionadas
quatro manchetes de jornais de mídia hegemônica eletrônica que trazem o sintagma preposicionado
“ideologia de gênero” de maneira natrualizada discursivamente, evidenciando, entre outras coisas, uma
adesão da mídia hegemônica a discursos neo-conservadores e circunstancializadores de políticas
educacionais para infâncias e juventudes. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas educacionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Análise de discurso | pt_BR |
dc.subject.keyword | Base Nacional Comum Curricular (BNCC) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Diversidade sexual | pt_BR |
dc.title | Articulações entre análise de políticas públicas e de discurso : representações midiáticas e controle da agenda de educação para a diversidade | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-03-04T00:45:39Z | - |
dc.date.available | 2021-03-04T00:45:39Z | - |
dc.date.submitted | 2020-07-15 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/26904 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In this article, topics related to Education in/for Human Rights, Youth, Childhood, Diversity and Public
Policy will be articulated, focusing on the media representations of the discussions concerning Common
National Curriculum Base (BNCC) in Brazil. To this end, the concepts of Public Policies and Social Policies
will be present, as well as the stages of agenda formulation and evaluation. A theoretical effort has been
made for a methodological synthesis of Discursively Oriented Public Policy Analysis with the purpose of
analyzing the control of the policy agenda regarding curricular policies dealing with gender, sexuality, and
diversity by the media. To this end, four headlines of electronic hegemonic newspapers were selected. They
bring the prepositional syntagma “gender ideology” in a discursively naturalized way, evidencing, among
other things, a hegemonic media adherence to neo-conservative discourses on educational policy
that circumstantialize childhoods and youths. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade
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