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Título: Escolas cívico militares do Distrito Federal : gênero, sexualidade e diversidade em seus projetos pedagógicos
Autor(es): Mota, Vinícius de Oliveira
Orientador(es): Lionço, Tatiana
Assunto: Educação militar
Sexualidade
Diversidade na escola
Militarização
Data de apresentação: 28-Set-2020
Data de publicação: 2-Mar-2021
Referência: MOTA, Vinícius de Oliveira. Escolas cívico militares do Distrito Federal: gênero, sexualidade e diversidade em seus projetos pedagógicos. 2020. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Diante de mudanças no ambiente escolar, oriundas de decretos do Governo do Distrito Federal para a implementação da gestão compartilhada entre Secretaria de Educação e Secretaria de Segurança Pública, o presente trabalho buscou proximidade com escolas que receberam a gestão cívico-militar. Teve como objetivo principal o estudo dos Projetos Pedagógicos de 2013, 2016 e 2019, para analisar se a gestão cívico-militar estabelece um retrocesso na lógica das políticas de inclusão dos temas referentes a gênero e sexualidade destas escolas. Um estudo qualitativo realizado por meio de análise documental a partir da metodologia da Teoria Fundamentada, que prevê a codificação dos dados em diferentes etapas, visando resultar na teorização fundamentada em evidências e organizada a partir de categorias. Este trabalho fundamenta-se teoricamente com os estudos aprofundados em gênero sexualidade e educação, durante a construção do trabalho, percebeu a necessidade de abordar os impactos da religião na agenda da educação e por fim a militarização da educação. Com os resultados, construímos a análise qualitativa com base empírica a teorização sobre o problema, dialogando com a bibliografia as seguintes categorias: (1) regulação do comportamento ou disciplina, (2) aspectos pedagógicos, e (3) gestão e participação. Concluindo assim, que diante destas três categorias analíticas, todos os eixos sofreram mudanças significativas no que diz respeito ao direito dos alunos e suas políticas de inclusão.
Abstract: In the face of changes in the school environment, arising from decrees made by the government of the Federal District to implement a shared management structure between the Secretariat of Education and the Secretariat of Public Security, the present work sought to approach schools that received a civic-military administration. The main objective was to study the Pedagogical Programs from 2013, 2016 and 2019, in order to analyze whether civic-military administration creates a regression in the thinking around inclusion policies related to gender and sexuality in these schools. A qualitative study carried out through documentary analysis based on the Grounded Theory methodology, which provides for data coding in different stages, resulting in theories grounded in evidence and organized into categories. This work is theoretically based on in-depth studies of gender, sexuality, and education. As the work developed, the need to address the impacts of religion on the educational agenda was evident, as well as the militarization of education. With the results, we built a qualitative analysis with an empirical base to theorize about the problem, in conjunction with a bibliography, in the following categories: (1) behavior or discipline control, (2) pedagogical considerations and (3) administration and participation. In conclusion, in view of these three analytical categories, all areas have suffered significant changes affecting the respect for students' rights as well as inclusion policies.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Curso de Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade, 2020.
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