Título: | Escolas cívico militares do Distrito Federal : gênero, sexualidade e diversidade em seus projetos pedagógicos |
Autor(es): | Mota, Vinícius de Oliveira |
Orientador(es): | Lionço, Tatiana |
Assunto: | Educação militar Sexualidade Diversidade na escola Militarização |
Data de apresentação: | 28-Set-2020 |
Data de publicação: | 2-Mar-2021 |
Referência: | MOTA, Vinícius de Oliveira. Escolas cívico militares do Distrito Federal: gênero, sexualidade e diversidade em seus projetos pedagógicos. 2020. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | Diante de mudanças no ambiente escolar, oriundas de decretos do Governo do Distrito Federal
para a implementação da gestão compartilhada entre Secretaria de Educação e Secretaria de
Segurança Pública, o presente trabalho buscou proximidade com escolas que receberam a
gestão cívico-militar. Teve como objetivo principal o estudo dos Projetos Pedagógicos de 2013,
2016 e 2019, para analisar se a gestão cívico-militar estabelece um retrocesso na lógica das
políticas de inclusão dos temas referentes a gênero e sexualidade destas escolas. Um estudo
qualitativo realizado por meio de análise documental a partir da metodologia da Teoria
Fundamentada, que prevê a codificação dos dados em diferentes etapas, visando resultar na
teorização fundamentada em evidências e organizada a partir de categorias. Este trabalho
fundamenta-se teoricamente com os estudos aprofundados em gênero sexualidade e educação,
durante a construção do trabalho, percebeu a necessidade de abordar os impactos da religião na
agenda da educação e por fim a militarização da educação. Com os resultados, construímos a
análise qualitativa com base empírica a teorização sobre o problema, dialogando com a
bibliografia as seguintes categorias: (1) regulação do comportamento ou disciplina, (2) aspectos
pedagógicos, e (3) gestão e participação. Concluindo assim, que diante destas três categorias
analíticas, todos os eixos sofreram mudanças significativas no que diz respeito ao direito dos
alunos e suas políticas de inclusão. |
Abstract: | In the face of changes in the school environment, arising from decrees made by the government
of the Federal District to implement a shared management structure between the Secretariat of
Education and the Secretariat of Public Security, the present work sought to approach schools
that received a civic-military administration. The main objective was to study the Pedagogical
Programs from 2013, 2016 and 2019, in order to analyze whether civic-military administration
creates a regression in the thinking around inclusion policies related to gender and sexuality in
these schools. A qualitative study carried out through documentary analysis based on the
Grounded Theory methodology, which provides for data coding in different stages, resulting in
theories grounded in evidence and organized into categories. This work is theoretically based
on in-depth studies of gender, sexuality, and education. As the work developed, the need to
address the impacts of religion on the educational agenda was evident, as well as the
militarization of education. With the results, we built a qualitative analysis with an empirical
base to theorize about the problem, in conjunction with a bibliography, in the following
categories: (1) behavior or discipline control, (2) pedagogical considerations and (3)
administration and participation. In conclusion, in view of these three analytical categories, all
areas have suffered significant changes affecting the respect for students' rights as well as
inclusion policies. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Curso de Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade, 2020. |
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Aparece na Coleção: | Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade
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