Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26903
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_ViniciusDeOliveiraMota_tcc.pdf254,88 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorLionço, Tatiana-
dc.contributor.authorMota, Vinícius de Oliveira-
dc.identifier.citationMOTA, Vinícius de Oliveira. Escolas cívico militares do Distrito Federal: gênero, sexualidade e diversidade em seus projetos pedagógicos. 2020. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Curso de Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade, 2020.pt_BR
dc.description.abstractDiante de mudanças no ambiente escolar, oriundas de decretos do Governo do Distrito Federal para a implementação da gestão compartilhada entre Secretaria de Educação e Secretaria de Segurança Pública, o presente trabalho buscou proximidade com escolas que receberam a gestão cívico-militar. Teve como objetivo principal o estudo dos Projetos Pedagógicos de 2013, 2016 e 2019, para analisar se a gestão cívico-militar estabelece um retrocesso na lógica das políticas de inclusão dos temas referentes a gênero e sexualidade destas escolas. Um estudo qualitativo realizado por meio de análise documental a partir da metodologia da Teoria Fundamentada, que prevê a codificação dos dados em diferentes etapas, visando resultar na teorização fundamentada em evidências e organizada a partir de categorias. Este trabalho fundamenta-se teoricamente com os estudos aprofundados em gênero sexualidade e educação, durante a construção do trabalho, percebeu a necessidade de abordar os impactos da religião na agenda da educação e por fim a militarização da educação. Com os resultados, construímos a análise qualitativa com base empírica a teorização sobre o problema, dialogando com a bibliografia as seguintes categorias: (1) regulação do comportamento ou disciplina, (2) aspectos pedagógicos, e (3) gestão e participação. Concluindo assim, que diante destas três categorias analíticas, todos os eixos sofreram mudanças significativas no que diz respeito ao direito dos alunos e suas políticas de inclusão.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação militarpt_BR
dc.subject.keywordSexualidadept_BR
dc.subject.keywordDiversidade na escolapt_BR
dc.subject.keywordMilitarizaçãopt_BR
dc.titleEscolas cívico militares do Distrito Federal : gênero, sexualidade e diversidade em seus projetos pedagógicospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2021-03-02T22:54:30Z-
dc.date.available2021-03-02T22:54:30Z-
dc.date.submitted2020-09-28-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/26903-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1In the face of changes in the school environment, arising from decrees made by the government of the Federal District to implement a shared management structure between the Secretariat of Education and the Secretariat of Public Security, the present work sought to approach schools that received a civic-military administration. The main objective was to study the Pedagogical Programs from 2013, 2016 and 2019, in order to analyze whether civic-military administration creates a regression in the thinking around inclusion policies related to gender and sexuality in these schools. A qualitative study carried out through documentary analysis based on the Grounded Theory methodology, which provides for data coding in different stages, resulting in theories grounded in evidence and organized into categories. This work is theoretically based on in-depth studies of gender, sexuality, and education. As the work developed, the need to address the impacts of religion on the educational agenda was evident, as well as the militarization of education. With the results, we built a qualitative analysis with an empirical base to theorize about the problem, in conjunction with a bibliography, in the following categories: (1) behavior or discipline control, (2) pedagogical considerations and (3) administration and participation. In conclusion, in view of these three analytical categories, all areas have suffered significant changes affecting the respect for students' rights as well as inclusion policies.pt_BR
Aparece na Coleção:Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.